Com seis votos favoráveis, a bancada federal do Acre apoiou a proposta que ampliou de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada na terça-feira (6) por 270 votos a favor e 207 contrários.
Dos oito parlamentares acreanos, seis votaram pela ampliação das vagas. Foram eles: Antônia Lúcia (Republicanos), Eduardo Velloso (União Brasil), Meire Serafim (União Brasil), Socorro Neri (PP), Zé Adriano (PP) e Zezinho Barbary (PP). Já os deputados Coronel Ulysses (União Brasil) e Roberto Duarte (Republicanos) votaram contra.
O projeto, relatado pelo deputado Damião Feliciano (União-PB), propõe a criação de 18 novas vagas sob o argumento de que a atual composição da Câmara está defasada diante do crescimento populacional de alguns estados. Feliciano defendeu que a redistribuição fortalece a representatividade política e evita a perda de recursos para regiões sub-representadas.
Embora o relator tenha afirmado que não haverá prejuízo orçamentário, a Direção-Geral da Câmara estimou um custo adicional de R$ 64,6 milhões por ano com a ampliação.
A proposta ainda será analisada pelo Senado Federal.