Menu

Encerramento de sessão por falta de quórum gera mal-estar entre vereadores de Rio Branco

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A sessão da Câmara Municipal em Rio Branco foi encerrada, nesta quarta-feira (9), antes da votação dos requerimentos do dia e gerou mal-estar entre os vereadores que haviam apresentado propostas, e terão que reapresentá-las em data posterior para apreciação, já que colegas de parlamento deixaram o plenário na condição de falta de quórum.


O vereador Felipe Tchê (PP/AC) ocupava a tribuna com discurso de prestação de contas de seu mandato. Naquele momento, apenas 10 vereadores estavam presentes na sessão. No regimento da casa, o quórum só é completo com, no mínimo, 11 vereadores. Ao tomar a palavra, o vereador Leôncio Castro (PSDB), que presidia a sessão enquanto o presidente da casa, Joabe Lira (UB) fazia atendimento na sala de reuniões, suspendeu a sessão. Sem o retorno dos colegas ao plenário, a sessão foi encerrada.


Ao ac24horas, Leôncio Castro disse que ainda tentou chamar os parlamentares que estavam fora do plenário para dar continuidade aos trabalhos, mas a diretoria da Câmara não conseguiu contato. “Primeiro suspendi a sessão, pedi pra Isabela, que é a diretora, que fosse chamar os vereadores. Ela voltou com a seguinte resposta: ‘não tem mais como chamar, já chamei outras vezes’, entendeu? E aí eu encerrei a sessão”, explicou.

Publicidade


O vereador João Paulo Silva (PODEMOS) ficou chateado com o encerramento da sessão. “As propostas foram apresentadas, mas faltou quórum e não vai ter votação. Tudo terá de ser reapresentado. Os caras somem, é chato. Isso é prejudicial para o nosso trabalho.


Já o vereador Zé Lopes (REPUBLICANOS) sugeriu que os colegas tenham atenção para o número de vereadores na sessão, antes de se retirarem do plenário. “Não teve requerimento meu que não será votado, mas a gente tem que contar quantas pessoas tem pra poder ir no banheiro. Às vezes a gente fica segurando porque se sair a sessão para”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress