Menu

Filhos de Yara estão sob guarda da tia; além do bebê desaparecido, outra não tem registro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Outras duas crianças filhas de Yara Paulino da Silva (28) estão sob a guarda de uma tia materna desde o crime brutal que matou a mulher na Cidade do Povo, em Rio Branco. As crianças, uma de 2 e outra de 10 anos, e a tia estão sendo acolhidas pelo Ministério Público do Estado do Acre, com ajuda de psicólogos e assistentes sociais.


ENTENDA O CASO:


Boato disseminado por moradores da CDP em WhatsApp teria motivado facção a matar Yara

Publicidade


Pai nega envolvimento no desaparecimento de bebê no Acre; mãe foi linchada até a morte


Ex diz que Yara relatou rapto do bebê dias antes de ser morta; casal não registrou BO


Os filhos foram encaminhados aos serviços públicos essenciais, incluindo a regularização de documentação civil de uma das crianças, que segundo informações, ainda não tinha registro civil. De acordo com relatos que chegaram à polícia, a bebê Cristina Maria, de aproximadamente 3 meses, filha de Yara e Ismael Bezerra Freire, estaria desaparecida há cerca de três semanas. Esta bebê também não tem registro civil.


Já as duas crianças acolhidas pelo MPAC passaram a ser monitoradas junto à rede de Assistência Social para assegurar que recebam o suporte necessário a longo prazo.


O coordenador adjunto do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e titular da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, promotor de Justiça Thalles Ferreira, destacou a importância dessas medidas para garantir a proteção das crianças e alertou sobre os perigos da desinformação.

Anúncio


“Esse caso também serve como um alerta sobre os perigos das fake news. Uma pessoa perdeu a vida possivelmente devido a mentiras espalhadas na comunidade. O MPAC não tolera esse tipo de ação, baseada no discurso de ódio e na justiça com as próprias mãos. Vivemos em um Estado Democrático de Direito, e cabe à Justiça apurar os fatos dentro da legalidade”, pontou o promotor.


Entenda

Nessa terça-feira, 25, Ismael afirmou que não raptou a filha e disse desconhecer seu paradeiro. “Suspeito que ela [a mãe da criança] estava jogando a culpa para cima de mim, mas não fui eu, não sei onde ela está”, declarou.


Ele relatou que Yara havia mencionado um suposto rapto da criança há cerca de uma semana. “Ela falou que tinha parado um carro preto lá e tinham levado a criança. Não informou quem era e, por isso, a suspeita recaiu sobre mim, porque o homem do carro preto parecia comigo. Mas não fui eu, não sei onde está nossa filha”, declarou.


O homem ainda afirmou que, apesar de saber do desaparecimento da criança, nenhum dos dois procuraram a delegacia para registrar um boletim de ocorrência. “Não procuramos, não, porque ela disse que já tinha ido à delegacia, e eu não estava no bairro”, declarou.


A Polícia Civil informou que trata o desaparecimento da criança como um caso separado. “Agora, vamos tratar esse caso específico como um desaparecimento noticiado apenas ontem (24). Será investigado separadamente para que possamos localizar a criança”, informou o delegado responsável, Alcino Junior.


Buscas

A Polícia Civil do Acre (PCAC) registrou Cristina Maria na plataforma Amber Alert do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A medida visa ampliar as buscas e mobilizar a sociedade na tentativa de localizar a criança, que desapareceu após a morte brutal de sua mãe, Yara Paulino.


O Amber Alert é um sistema de alerta criado para auxiliar na localização rápida de crianças desaparecidas ou sequestradas. Ele funciona por meio da difusão de mensagens em redes sociais, sites de notícias, aplicativos e painéis eletrônicos, garantindo que um grande número de pessoas tenha acesso às informações e possa contribuir com as buscas.


Inicialmente, havia a suspeita de que a própria Yara teria assassinado a filha e jogado o corpo em uma área de mata no mesmo bairro. No entanto, após análise da Polícia Técnico-Científica, foi constatado que os restos mortais encontrados pertenciam a um animal, descartando essa hipótese.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress