A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou, nesta segunda-feira (6), o Alerta Epidemiológico n°1, em função do aumento nos casos de covid-19 na capital. Nos primeiros dias de 2025, foram registrados dois óbitos pela doença, que estão em investigação epidemiológica.
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu, na madrugada desta segunda-feira (6/1), uma fiscalização focada nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e policlínicas de Porto Velho.
Nas vistorias, uma das situações mais graves foi a falta de exames de Covid-19 em todas as unidades, à exceção da UPA da Zona Sul.
A demora no atendimento também é outro fato identificado e conforme constatou o Tribunal de Contas, está associada à insuficiência de médicos para realizar o atendimento à população. Assim, é necessária a contratação de mais profissionais.
Ainda na auditoria, de modo geral, foram consideradas boas as condições da unidade.
As escalas de plantão estavam disponíveis no mural de entrada da unidade. A quantidade de profissionais prevista na escala estava adequada.
A fiscalização realizada nesta madrugada dá continuidade ao trabalho realizado, desde o início da atual gestão do presidente Wilber Coimbra, em 2024.