Em sessão solene promovida pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta sexta-feira, 29, a Indústria Acreaves anunciou uma grande conquista para a organização industrial e a economia local: a concessão do Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Isso significa que o empreendimento, o primeiro do setor na história do estado a receber a habilitação, está autorizado a comercializar seus produtos nos outros 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Com isso, a empresa já está em processo de reestruturação como criação de novos ambientes para o processamento dos itens vendidos, expansão do número de produtores e granjas onde são criadas as aves, acréscimo do número de colaboradores, além de uma série de outras diversas readequações, para aumentar a capacidade produtiva diária de animais abatidos e criados nas granjas. O objetivo das ações é dinamizar mais a economia acreana, principalmente na região do Alto Acre, e mostrar que o estado tem capacidade total para produzir alimentos de alta qualidade.
“É um momento especial para a Acreaves, nosso estado, Aleac e o Idaf [Instituto de Defesa Agroflorestal], que nos ajudou nessa conquista e entregou a certificação. É um ganho de comércio, produtividade e efetividade. Isso nos dá a possibilidade de aumentar a criação e produção de aves, além de dar novas oportunidades de trabalho para jovens e inclusão de mais produtores. Além de aumentar as áreas de plantio de milho e soja no estado, também consolidaremos o Acre como um grande produtor de proteína animal”, destacou Paulo Santoyo, diretor-presidente da Acreaves.
Segundo Kristiene Taveira, diretora administrativa e sócia-proprietária da indústria, a concessão do SISBI-POA representa o reconhecimento da qualidade que a Acreaves possui e o compromisso da empresa de ofertar sempre o melhor com responsabilidade socioambiental. “Agora vamos trabalhar ainda mais para continuar entregando excelência e sabor nos nossos produtos. É uma abertura de novos horizontes, exemplo disso é a comercialização da nossa Ave Natalina Sabbor em Porto Velho, capital de Rondônia. É a concretização do nosso compromisso de servir bem”.
Presidente do Idaf, José Francisco Thum destacou que a concessão do selo para o empreendimento do setor avícola também habilita outras empresas de proteína animal do Acre a comercializar em outros estados. “A visão do Paulo, a qualidade dos produtos da Acreaves e sua estrutura não poderiam ficar restritos somente ao nosso estado, o SISBI-POA é o reconhecimento do bom trabalho feito por eles. A partir disso teremos novos postos de trabalho lá dentro, oportunidade de renda para novos produtores e outros inúmeros benefícios, gerando elos no lado econômico e social”.
SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem integrar os serviços de inspeção – no caso do Acre, o órgão é o Idaf – para obter a devida autorização e habilitar empresas locais para outros estados.