Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura recomenda uso de máscara e merenda passa a ser servida dentro de salas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Boa Vista recomendou na noite desta segunda-feira (25) que a população use máscaras para evitar intoxicação pela fumaça de incêndios florestais que encobre a cidade. Além disso, a orientação é que a merenda escolar seja servida às crianças da rede municipal dentro das salas de aula.


As medidas foram tomadas em razão da baixa qualidade do ar registrada na capital nos últimos dias, principalmente neste domingo (24), quando atingiu o pior índice de poluição atmosférica do ano e chegou contaminação atingiu 402 microgramas de partículas de poluição (PM 2.5), o que é considerada uma condição péssima e altamente poluída, com riscos à saúde e quase 27 vezes mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Anúncios


As orientações foram definidas em reunião convocada nesta segunda pelo prefeito da capital, Arthur Henrique (MDB). A nota informativa foi elaborada pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental.


Roraima enfrenta o período seco, situação climática que deve se estender até abril. O estado lidera o número de focos de calor do país em 2024 e concentra 28% do total. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação.


A fumaça registrada na cidade é trazida, em parte, por incêndios florestais nas regiões da Serra da Lua e Serra da Barauana, no município do Cantá, além de Caracaraí e Rorainópolis, e da Guiana, na fronteira Norte do estado.


Atualmente, 14 dos 15 municípios de Roraima enfrentam os reflexos da estiagem e estão em situação de emergência, incluindo a capital Boa Vista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido