No Programa da Jô – Edição Podcast desta segunda-feira, 4, Jocely Abreu entrevistou a especialista em Marketing e Empreendedorismo, Simone Casas. Simone, que já atuou em diversos estados do Brasil e no exterior, avaliou o cenário comercial acreano e deu dicas para líderes e empreendedores.
Simone Casas afirmou que a falta de um bom atendimento em estabelecimentos comerciais está presente, sim, no Acre, mas que em outros estados do Brasil e até no exterior, presenciou cenas de deixar o consumidor de cabelo em pé. “Quando fui para Lisboa, sofri. Na África do Sul, sofri. Em especial a Rio Branco, as pessoas precisam compreender que o cliente não está ali para fazer favor a ninguém. É muito chato dizer isso, mas algumas pessoas olham e rotulam você pelo que veste e pelo que calça”, afirmou.
Segundo Simone, as redes sociais mudaram o modo como os clientes experienciam o negócio e servem de termômetro da qualidade do atendimento: “quem define a qualidade é o cliente. A experiência é aquilo que eu causo ao meu cliente quando eu o envolvo e supero a expectativa dele. Se a pessoa chega para comprar uma lingerie, e você atende os seus cinco sentidos, fazendo com que a mulher viva a melhor experiência, o resultado vai ser 10. É incrível, cada cliente satisfeito traz ao menos sete, fora as postagens em redes sociais que validam o nível de satisfação”.
No entanto, o treinamento de líderes é apontado pela marqueteira como um desafio, visto que, normalmente, o aluno traz consigo características difíceis de mudar. Para isso, Simone diz que tem um método que estimula o aluno a questionar suas certezas: “Digo para descer do salto, para começar a conversa. Comece a desconstruir algumas coisas, porque uma mente inflexível é difícil de funcionar, tudo muda o tempo inteiro, quem pensa que vai fazer o que sempre fez e vai dar certo, está fadado ao fracasso”.
Para assistir às análises de Simone Casas e aprender com as dicas, assista ao vídeo: