Conecte-se agora

Cruzeiro do Sul aplica 2ª dose de reforço contra Covid-19 a maiores de 50 anos

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul começou a vacinar pessoas a partir de 50 anos com a segunda dose de reforço contra a Covid-19. Quem faz parte desse grupo e tomou a terceira dose do imunizante contra a doença há quatro meses, deve procurar as Unidades de Saúde das 8h30 às 17 horas.

Estão disponíveis as marcas AstraZeneca, Pfizer e Janssen. A secretária Municipal de Saúde, Valéria Lima, estima que 4.381 pessoas sejam imunizadas nesta etapa em Cruzeiro do Sul.

O governo federal já se prepara para ampliar essa segunda dose de reforço para o público a partir de 18 anos.

Na rede

Mais de 200 famílias são beneficiadas com o Auxílio Brasil em Porto Walter

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter, por meio da secretaria de Assistência Social, promoveu nesta segunda-feira, 15, uma reunião com orientações com as 200 novas famílias selecionados que atenderam aos requisitos e receberão R$ 600 mensais do Programa Auxilio Brasil, do governo federal.

“São mais 200 novas famílias contempladas que passam a receber recursos que garantem dignidade e bem estar. Fazemos nossa parte enquanto gestão municipal e ficamos satisfeito com o resultado”, disse o prefeito de Porto Walter, Cesar Andrade.

A dona de casa Maria Etilene, da Comunidade Foz do Natal, relata que essa é a primeira renda fixa de que sua família desfrutará.

“Vivemos da agricultura eu e meus filhos, e agora com essa renda poderemos melhorar mais de vida”, disse.

Este ano 400 famílias já foram beneficiadas. A secretária de Assistência Social, Thaís Barbary diz que a meta é dobrar o número de beneficiários.

“O nosso papel de receber as famílias e inseri-las no sistema estamos fazendo. O sistema processa esses dados e ver se a família se encaixa nas regras. Já realizamos várias ações para atualizar os dados dos cadastrados, e vamos seguir trabalhando para ampliar o número de famílias selecionadas”, disse.

Continuar lendo

Na rede

Governo do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul fazem trabalho inédito nos ramais

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul realizou uma grande festa para celebrar o trabalho inédito que está sendo feito pelo Deracre, do Governo do Estado, numa parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, nos ramais do município. A celebração de agradecimento aconteceu neste sábado, na sede do Projeto de Assentamento Santa Luzia.

Ao todo, serão feitos cerca de 480 km de ramais em serviços que incluem: raspagem, levantamento de greide (nível da estrada), aterro, cortes de ladeiras, recuperação de pontes e bueiros e operação tapa buracos nos ramais já asfaltados. Para este ano, também estão previstos trabalhos definitivos como a colocação de ponte pré-fabricada e bueiros de concreto.

“O objetivo é dar aos moradores da zona rural a mesma atenção que é dada aos moradores da zona urbana. Onde for possível queremos fazer um trabalho definitivo, porque o produtor rural é definitivo, ele vai ficar no ramal a vida toda”, disse Petrônio Antunes, diretor-presidente do Deracre.

Ao todo serão cerca de 15 milhões de reais em investimentos do Governo do Estado nos ramais de Cruzeiro do Sul. Quatro patrulhas mecanizadas irão atuar nos próximos meses na medida em que o clima permitir.

A prefeitura esteve junto com o Deracre no planejamento, dividindo as responsabilidades das ações que agora são executadas pelo órgão. Desde modo, a participação da prefeitura facilitou ao Deracre conhecer os locais de maior necessidade e otimizar os recursos empregados nas obras.

“Este é um momento de grande relevância na trajetória dos nossos produtores. Queremos agradecer à prefeitura e, em especial, ao governo do estado, e ao Deracre pelos esforços, dedicação, sensibilidade e flexibilidade que estão tendo com os produtores. Ano passado estávamos fechando as BR para pedir esse apoio e hoje estamos para agradecer este investimento que nunca tinha sido feito”, disse o presidente do STR de Cruzeiro do Sul, Francisco das Chagas.

“Uma festa promovida pelo STR para agradecer não é algo se vê todo dia: o sindicato que representa os produtores rurais oferecer uma festa ao governo do estado. Quero também agradecer ao governo na pessoa do Petrônio que está à frente do Deracre. É um investimento inédito em valores, máquinas, bueiras, nunca se viu tanta coisa sendo feito para a região. O maior desejo é ter o acesso de inverno a verão, aqui está sendo feito um trabalho de qualidade que precisa ser exaltado. Importante também agradecer ao governador por ter planejado e executado as ações conversando com os moradores. O que estamos vendo aqui não é promessa, é realidade”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Continuar lendo

Na rede

Procissão de Nossa Senhora da Glória contará com vários políticos

Publicado

em

Em 2022, o tema do Novenário de Cruzeiro do Sul é “Nossa Senhora da Glória aqui estão teus filhos”. Este ano, como acontece em período eleitoral, muitos políticos com e sem mandato devem participar do encerramento do maior evento religioso do Acre nesta segunda-feira, 15, que é a Procissão em homenagem à Santa.

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul Dom Flávio Giovenale avisou que a Procissão não será lugar de manifestações político partidárias, mas disse que serão acolhidos os que vão participar do evento como cristãos e os que vão apenas para aproveitar o contato com os participantes.

“Nós acolhemos a todos, os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo mas não haverá campanha eleitoral. De acordo com a Legislação Eleitoral a campanha só terá início dia 16 mas independente disso, não haverá espaço para campanha nos eventos. Na Procissão poderemos citar a presença do prefeito, do comandante da PM e do governador se ele for visto no local mas sem referência à candidaturas”, cita o líder

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, ex-seminarista, já confirmou presença, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, que é natural do município.

O governador Gladson Cameli, candidato à reeleição, que participa da Procissão desde criança estará no evento junto com o pai dele, empresário Eládio Cameli, e outros familiares. A vice dele, Mailza Gomes, evangélica, não o acompanhará. Ney Amorim, que disputa o senado, deverá estar ao lado de Cameli. Gladson, que casou na Catedral Nossa Senhora da Glória, também frequenta cultos evangélicos e toma Ayahuasca com os indígenas.

Outro candidato ao governo, Jorge Viana, que é Católico, segundo a Assessoria de Comunicação não estará na Procissão nem o candidato a vice Marcus Alexandre. Viana foi a São Paulo para um encontro com Lula e Marcus Alexandre ficará na capital para o primeiro dia de campanha. A candidata ao senado Nazaré Araújo estará na caminhada religiosa em Cruzeiro.

A candidata Mara Rocha, evangélica da Igreja Presbiteriana, não estará na Procissão e poderá ser representada pelo candidato a vice, Fernando Zamora. Segundo a assessoria, ela não participa de eventos religiosos em período de campanha.

A candidata ao senado, Márcia Bittar, não estará na Procissão. Ela que se diz católica e usa um terço no pescoço frequentemente, como na convenção do último dia 5 em Rio Branco, foi batizada nas águas em julho deste ano pela pastora Eliana, que tem um ministério independente. O ex-marido dela, senador licenciado Márcio Bittar, também não deverá acompanhar a caminhada religiosa. Já o senador Sérgio Petecão vai acompanhar a Procissão de Nossa Senhora da Glória.

Continuar lendo

Na rede

Mais de 60 mil pessoas são esperadas para a Procissão de Nossa Senhora da Glória

Publicado

em

Sem ser realizada há dois anos por causa da pandemia de Covid-19, a Procissão de Nossa Senhora da Glória, o maior evento religioso do Acre, deve atrair mais de 60 mil pessoas nesta segunda-feira, 15, em Cruzeiro do Sul. O palco para a missa campal e o show do Frei Renan logo depois da Procissão já está montado em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória e várias ruas do Centro estão interditadas. Há barracas de vendas de alimentos e outros itens montadas na região central, frequentadas todas as noites por milhares de pessoas.

A saída da Procissão será às 17h30min,  em frente da Catedral Nossa Senhora da Glória e o percurso deste ano foi ampliado em 500 metros, passando a ser de 3 quilômetros.

Este ano nos 14 altares vivos montados ao longo do percurso as pessoas não estarão vestidas apenas de Nossa Senhora. Haverá a representação de outros santos que são padroeiro dos 12 municípios que compõem a Diocese de Cruzeiro do Sul como São João, São Pedro, Bom Pastor e outros.

Logo depois da Procissão haverá a Missa em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória e em seguida o show do Frei Renan, de Rio Branco.

“Como estamos há dois anos sem a Procissão por causa da pandemia de Covid-19 realmente esperamos um grande público. Neste domingo enfeitamos o Morro da Glória e palco para a missa e o show está pronto. Teremos 17 carros de som para que todos possam ouvir as orações, reflexões e cantos”, relata o bispo Dom Flávio Giovanele.

A coordenadora do Novenário, Lizane Negreiros, conta que toda a logística da Procissão está pronta como a garantia do acompanhamento por parte dos órgãos de trânsito e segurança, ambulância do Serviço Móvel de Urgência- Samu.

Ela avisa que haverá distribuição gratuita de velas para a Procissão. “Graças a Deus nosso Novenário em honra a Nossa Padroeira tem acontecido dentro do planejado. Está tudo pronto para a nossa procissão, que deverá ser um grande evento. A concentração começará às 16:30 horas e a saída às 17h30min”, avisa ela.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!