Conecte-se agora

Juruá vai reativar Pronto-Socorro do Hospital de Campanha e proibir troca de acompanhantes

Publicado

em

Por causa do aumento de novos casos de Covid-19 e de internações por conta da doença em Cruzeiro do Sul, os Hospitais do Juruá e de Campanha passam por  mudanças a partir desta quinta-feira, 28.  O Pronto-Socorro Covid do Hospital de Campanha deverá ser reativado nos próximos dias.

A médica infectologista do Hospital do Juruá, Suiane Negreiros, explica que há casos de profissionais contaminados, o que impacta no atendimento ao público e, por isso, o fluxo de pessoas dentro da unidade hospitalar será alterado. Os acompanhantes de pacientes com e sem Covid-19 não poderão fazer troca, tendo que permanecer durante toda a internação do paciente. Eles terão que apresentar a Carteira de Vacinação contra a Covid  e usar máscara durante  todo o tempo que permanecer no local.

“Temos que adotar essa estratégia para diminuir a transmissibilidade. Só haverá troca de acompanhante em casos excepcionais”, cita a médica.

Com relação ao Pronto Socorro do Hospital do Juruá, segundo Suiane, os médicos é que vão decidir sobre a necessidade de acompanhante, de acordo com a gravidade do estado de saúde do paciente. “A decisão será caso a caso de acordo com a gravidade do paciente e necessidade de acompanhante”, explica a infectologista.

Hospital de Campanha

No dia 28 de novembro do ano passado o Pronto Socorro do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul foi desativado.  Os  pacientes com sintomas gripais passaram a ser  atendidos no Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, como acontecia no início do surto de Covid e antes da inauguração do Hospital de  Campanha, em  junho de 2020.

Para os casos de necessidade de internação, dos 60 leitos do Hospital de Campanha ficaram  funcionando apenas 10  clínicos e dos 20  Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 10 ficaram em funcionamento. Agora com o aumento de casos de internação o Pronto-Socorro deverá ser reativado e mais leitos de enfermaria também vão entrar em funcionamento. As medidas estão sendo tratadas entre a Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau que administra os Hospitais do Juruá e de Campanha e a secretaria de Estado de Saúde – Sesacre.

Na rede

Procissão de Nossa Senhora da Glória voltará a ser realizada no Juruá após 2 anos de pandemia

Publicado

em

A Diocese de Cruzeiro do Sul confirmou que voltará a realizar este ano a secular Procissão de Nossa Senhora da Glória, padroeira do município, que está marcada para ocorrer no dia 15 de agosto, que não acontecia desde 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

Este será o 104° Novenário em homenagem à Santa, a mais tradicional festa religiosa do Vale do Juruá, que em 2019 atraiu cerca de 40 mil pessoas. O Novenário será realizado de 5 a 15 de agosto.

Haverá também as tradicionais missas e novenas, bingos, show de encerramento e a Feira de Empreendedores, realizada em parceria com o Sebrae. Durante a pandemia, a Diocese realizou carreatas para marcar o dia de Nossa Senhora da Glória, mas as atividades religiosas, sociais e econômicas do Novenário foram suspensas.

A procissão faz parte do Novenário de Nossa Senhora da Glória. No dia 15, o dia dedicado à Santa, é feriado municipal. O tema do Novenário, trajeto da procissão, logomarca, horário de missas e novenas e demais detalhes, será divulgado pela Diocese no dia 5 de junho.

“Em nome de Jesus e Nossa Senhora faremos um retorno extraordinário”, cita Lizane Negreiros, organizadora do evento. Em 2019, o Novenário foi encerrado com o show da cantora Eliana Ribeiro.

Continuar lendo

Na rede

Cidades do Juruá sofrem quinta pane do ano e ficam 9 horas sem sinal de internet e celular

Publicado

em

Pela quinta vez somente neste ano, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá ficaram cerca de 9 horas sem sinal de internet e celular. Nesse domingo, dia 15, os moradores ficaram das 11 horas da manhã até as 20 horas sem celular comunicação por internet.
Durante essas 9 horas, só os telefones de emergência, como da Polícia, Samu e Bombeiros puderam ser acessados. Esta já é a quinta pane do ano e além de interromper a comunicação entre as pessoas, a situação causa prejuízo para o comércio e limitações para os clientes, já que as operações com cartão de crédito e débito ficam suspensas, bem como a possibilidade de saques de dinheiro nos caixas eletrônicos da rede bancária.

A situação representa o descumprimento de um decisão da justiça do Acre por meio da juíza da Comarca de Cruzeiro do Sul, Adamarcia Machado.

No dia 5 de janeiro deste ano a magistrada determinou melhorias na telefonia em Cruzeiro do Sul sob pena de multa diária de R$ 10 mil a empresa Oi que fornece sinal para as demais na região. Determinou que em caso de queda do sinal, o restabelecimento tem que ser feito em no máximo, uma hora.

Segundo a decisão, o prazo máximo era de três meses para que fossem demonstrado os reparos necessários, como: substituições e ampliações de equipamentos existentes, intensificação das manutenções preventivas da rede e disponibilização de mais portas de internet banda larga. O prazo venceu dia 5 de abril mas a pane de 9 horas deste domingo, deixou claro o descumprimento da determinação judicial de restabelecimento do sinal em no máximo uma hora depois da interrupção.

A determinação é que seja também ampliada a cobertura da telefonia móvel na cidade, atendendo 100% do perímetro urbano e contemplando ainda as Vila Santa Luzia e São Pedro.

Na Ação que culminou com a decisão da juíza Adamarcia Machado, o Ministério Público, por meio da promotoria de Cruzeiro do Sul, alega que em várias partes da cidade, inclusive na área onde está situada a maior e mais importante unidade de saúde, o Hospital Regional do Juruá, há vários ‘pontos cegos’ que impedem a comunicação entre seus consumidores, devido à falta de torres em número satisfatório.

Continuar lendo

Na rede

Vice presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul se envolve em acidente

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 14, o vice presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Clerton Souza, se envolveu em um acidente de trânsito próximo ao Balneário Igarapé Preto. Dois homens em uma motocicleta bateram no veículo do parlamentar e ficarem feridos.

O vereador conta que o condutor da moto e o garupa estavam embriagados, em alta velocidade e que se distrairam por causa de uma mulher que passava pelo local, o que teria causado o acidente.

“O jovem embriagado acertou a traseira do meu carro e o no impacto o garupa quebrou o parabrisa da frente. Ele foi autuado no álcool zero porque deu 32% de álcool no bafômetro”, relata.

Os dois jovens da moto foram levados para o Pronto Socorro de Cruzeiro do Sul. Um teve fratura no joelho ao cair em cima do parabrisa e o condutor quebrou o nariz.

Segundo a Polícia Militar o vereador Clerton Souza permaneceu no local depois do acidente.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza ação social no Remanso

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da sua Secretaria municipal de desenvolvimento social, realizou nesta quinta, 12, uma ação itinerante de cadastramento para o programa Auxílio Brasil no bairro do Remanso.

O objetivo principal foi desafogar a grande procura que a secretaria vinha recebendo, e facilitar o acesso dos moradores dos bairros mais distantes.

“Desde quando acabou a pandemia e o atendimento voltou a ser sem agendamento, temos tido muita procura. Temos pessoas que chegam a estar com dois anos de cadastro vencido e com o benefício bloqueado. Toda semana teremos um cronograma atendendo os bairros. Começamos pelo Remanso, porque é onde tem uma das maiores procuras. Próxima semana deverá ser o Telégrafo”, explicou a secretária Delcimar Leite.

Devido à grande procura, a secretaria estuda realizar dois dias por semana de atendimento nos bairros mais populosos.

“Hoje já entregamos mais de 90 fichas, mas a quantidade não supre. Por isso, vamos fazer novo cronograma, pelo menos para fazer dois atendimentos por semana. Cada semana vai ser avisado nos bairros do atendimento, para que as pessoas possam estar preparadas”, concluiu a secretária.

“Este atendimento é muito importante para nós moradores do bairro, porque o pessoal precisa fazer a atualização, muitas vezes fica distante ter que se deslocar até a sede da prefeitura no Miritizal e a demanda é muito grande. Vem em boa hora essa ação do prefeito para os bairros mais distantes”, disse José Maria de Amorim Lima, presidente da associação de moradores do bairro do Remanso.

“Não é difícil entender que, por exemplo, para uma dona de casa, mãe de família, muitas vezes é difícil ter que se deslocar para onde quer que seja. As ações itinerantes são uma forma de contornar esse problema, indo até as pessoas, facilitando e garantindo o direito de quem mais precisa do benefício”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!