Menu

Entrou água no barco da candidatura única

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“O QUE SEI, é que sou pré-candidata ao Senado pelo MDB”, disse a deputada federal Jéssica Sales (MDB), ontem, ao BLOG. “E, ficarei muito feliz em compor na chapa do governador Gladson Cameli”, acrescentou.


 A senadora Mailza Gomes (PP) tem reafirmado a sua candidatura, sob alegação que está no mandato de ser presidente do PP, partido do governador Gladson Cameli, e não está na sua cartilha recuar. 


A única voz diferente e que ainda acredita num acordo dele, com a senadora Mailza e com a deputada federal Jéssica Sales (MDB), e que defende o critério das pesquisas para nortear a escolha de um único candidato, é o deputado federal Alan Rick (DEM), que também não se mostra disposto de desistir de disputar o Senado na eleição deste ano. “Eu acredito nas palavras delas de que o  pacto firmado que  quem estivesse melhor do grupo seria o candidato, deve prevalecer. Eu não quero ser problema para o Gladson”, revelou Alan ao BLOG. 


Por tudo o que foi exposto acima, o acordo feito em 2021, de que iriam se juntar num bloco para a escolha de uma candidatura única do grupo, fez água no barco, e não deve prevalecer. 


Daqui em diante vai ser cada um procurando viabilizar a sua candidatura até as convenções regionais dos seus partidos, em junho. A tendência que se afunila é que teremos no grupo do governo cinco candidatos a senador: Márcia Bittar (sem partido), Jéssica Sales (MDB), Vanda Milani (PROS), Mailza Gomes (PP) e Alan Rick (DEM). A oposição vai agradecer.


O VELHO BOCA ESTÁ APAIXONADO?


O prefeito Tião Bocalom apareceu esta semana brincando numa gangorra e num balanço, num Parque estudantil, deu um tapa no visual pintando o cabelo da cor acaju, mandado às favas os cabelos brancos, tudo para suavizar a sua imagem. Mas, comenta-se nos corredores da PMRB, que ele se apaixonou. Será? Nada demais. O amor é lindo.


MANTENDO A PONTA


A pesquisa recente da Quaest Consultoria apontou o Lula (PT) com o dobro das intenções de votos sobre o Bolsonaro. E lidera em todos os cenários com folga. Não é possível que todos os institutos de pesquisa se uniram para conspirar nos números contra o presidente. Não creio.


PAUTAS POSITIVAS


O GOVERNADOR Gladson tem produzido pautas positivas colando a sua imagem às obras. Quer se descolar da pauta negativa da Operação Ptolomeu, que está lhe dando muita dor de cabeça. Uma estratégia interessante, no momento mais difícil da imagem do seu governo.


NÃO FARÁ ACORDO


Esqueçam qualquer acordo que envolva a desistência da Márcia Bittar (sem partido) da sua candidatura ao Senado. Pegou gosto pela campanha e tem apoios fortes.


PARA GANHAR DINHEIRO


SOMENTE a partir das convenções regionais do meado do ano, quando se saberá quais pré-candidatos realmente disputarão Senado, é que as pesquisas vão dar um norte sobre as potencialidades de cada postulante. Pesquisa antes disso é para dono de instituto ganhar dinheiro.


O QUE DÁ SER NEGACIONISTA


VOLTOU a aumentar os números dos casos de Covid-19 na capital, notadamente o maior número de casos e de não vacinados ou com o ciclo da vacina incompleta. A vacinação não impede de alguém ser contaminado, mas evita internações, sequelas e mortes. É isso que os negacionistas não entendem. Mas, cada um segue o que crê, é responsável pelos seus atos e paga por isso.


PRESSÃO VAI AUMENTAR


HAVENDO um afastamento do governador Gladson pela justiça – no que, até agora não creio – as pressões para que o Jorge Viana dispute o governo serão imensas por parte dos seus aliados. E, disso ele não vai escapar.


MESMA BATIDA


A GLOBO faz um trabalho incessante de desconstrução da imagem do presidente Bolsonaro, e ele com os seus atos colabora para esse quadro. E, a maior e mais poderosa emissora do Brasil, e sua linha editorial, causa reflexos políticos. As pesquisas que apontam o Bolsonaro em baixa, são um reflexo da linha adotada pela emissora.


INTERESSE MAIOR


O bom vereador Emerson Jarude (MDB) não ficou tão entusiasmado em disputar a cadeira do Palácio Rio Branco. Pode ficar nadando no seco. Só será candidato se for do interesse político do presidente Flaviano Melo.


MAIS FORTE PARA NEGOCIAR


COM OS atuais candidatos a governador, o provável é que a eleição vá para o segundo turno. Uma candidatura do vereador Emerson Jarude (MDB) reforçaria a tese dos dois turnos. E, se ele perder, o MDB ficaria mais forte para negociar seu apoio a um dos dois que chegue ao turno final.


QUESTÃO DE ESTILO


O JORNALISTA Edvaldo Sousa tinha um estilo na apresentação do Gazeta Alerta. O jornalista Astério Moreira tem outro. E, ele está tendo um bom começo no programa. Não se pode comparar estilos jornalísticos diferentes. O que se pode dizer é que são bons profissionais. O resto fica por conta dos telespectadores.


PARTIDO INDEFINIDO


ASSIM como muitos candidatos experientes, a ex-deputada Leila Galvão vai esperar até 31 de março, para definir em que partido se filiará para disputar uma vaga na ALEAC. Chapa fraca é derrota certa. É dona de bom potencial de votos no Alto Acre. Ninguém quer entrar em chapa que não obtenha o coeficiente eleitoral.


O JOGO É ESSE


CASO o prefeito Tião Bocalom consiga reverter este ano a sua impopularidade registrada em todas as pesquisas, puxará a candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD) para cima. Mas, caso ele mantenha o mesmo patamar atual, puxará para baixo. Não tem outro raciocínio.


ESTE É O PROBLEMA


O senador Sérgio Petecão (PSD) foi um dos principais comandantes da campanha vitoriosa do prefeito Bocalom. E, isso está muito colado na opinião pública. É um dilema.


FICA NO MAJORITÁRIO


O DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) não deve sair da disputa majoritária. Se o Jorge Viana (PT) optar pelo governo, ele embarca numa candidatura de senador. É a lógica.


FRASE MARCANTE 


“Onde quer que haja um coração humano sofrendo, o Cristo aí estabelece a sua morada”. François Mauriac.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.