Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre não deve alcançar cotas de atenção e alerta nas próximas semanas, segundo o CPRM

Rio Acre - Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O último Boletim de Monitoramento Hidrológico do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Rio Acre), divulgado nesta sexta-feira (7), indica que é improvável que o rio alcance as cotas de atenção e alerta nas próximas semanas.


Em Rio Branco a tendência é que, com o aumento das chuvas nos próximos dias, o nível do rio se estabilize. É provável também que o rio mantenha níveis abaixo da média, em decorrência dos dias secos observados nas duas últimas semanas.

Anúncios


Nesta última semana a tendência geral foi de redução dos rios em razão das chuvas muito reduzidas das últimas semanas. Neste período, o Rio Acre, em Rio Branco, apresentou uma redução de mais de quatro metros no seu nível, saindo de 11,17 metros no último domingo (2) para 6,54 metros nesta sexta-feira (7).


Para as próximas semanas, estão previstas precipitações em toda área da bacia do rio Acre. A previsão é de que as chuvas sejam relativamente uniformes na bacia, totalizando cerca de 52 mm na primeira semana e 71 mm na semana posterior.


As bacias do Purus, Tarauacá/Envira e Juruá registraram redução de nível na leitura das 7 horas da manhã desta sexta-feira, sem registro significativo de chuvas nas últimas 24 horas, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).


Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros.


Os dados de previsão de chuvas são provenientes do Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (CPC/NOAA) e são usadas ainda informações de previsões meteorológicas produzidas pelo CPTEC/INPE.


Produzido em parceria entre o Serviço Geológico do Brasil e a Agência Nacional de Águas para a gestão e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, o boletim adverte que as informações apresentadas são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido