Conecte-se agora

Prefeitura de Rio Branco adia retorno das aulas presenciais devido a falta de vigilantes

Publicado

em

A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, emitiu um comunicado neste domingo, 12, informando que no município o retorno das aulas escolares presencialmente ocorrerá apenas no dia 18 de outubro.

Segundo Nabiha, o segundo semestre do ano letivo 2021, será retomado no dia 20 de setembro, apenas na modalidade remota.

Na nota, a gestora afirma que a medida tomada para o adiamento do retorno presencial é por conta da contratação de empresa que fornece agentes de portaria que se encontra em processo de licitação.

“Estes profissionais à frente das unidades escolares são essenciais para a volta das aulas presenciais. Por esse motivo, é mais prudente adiarmos esse retorno presencial das atividades escolares para o dia 18 de outubro”, explicou.

Apesar do argumento apresentado pela gestora, a decisão foi criticada pelo vereador Emerson Jarude (MDB). Em suas redes sociais nesta segunda-feira (13), o vereador disse que faltou planejamento da equipe do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas).

“Em 9 meses de gestão, a Prefeitura de Rio Branco não foi capaz de se organizar para contratar agentes de portaria para as escolas municipais… E nós alertamos sobre o problema! Resultado? Aulas adiadas para outubro. Compromisso e prioridade zero com a educação”, disparou.

Acre 01

Rio Branco FC e Humaitá seguem brigando pelo título do Acreano; Atlético ainda tem chance

Publicado

em

O Campeonato Acreano teve duas rodadas neste domingo, 26, no Estádio Florestão. Rio Branco FC e Humaitá venceram seus jogos e seguem brigando pelo título do segundo turno do Estadual.

No primeiro duelo, o Humaitá venceu o Galvez por 2 a 1. Gleisson e Vinícius Souza marcaram para o Tourão e Matheus Nego descontou para o Imperador no fim da partida. Com o resultado, o Humaitá segue na terceira posição com 3 pontos.

Já no segundo jogo, o Rio Branco venceu o Atlético Acreano de virada, por 4 a 3,  e assumiu a liderança da competição com 6 pontos. Os gols do Estrelão foram marcados por Gabriel Ceará três vezes e Wanderson. O Galo marcou com Daniego, Digão e Tomás.

As fotos são de Sérgio Vale:

Continuar lendo

Acre 01

Em protesto, manifestantes cobram reabertura da fronteira com o Peru em Assis Brasil

Publicado

em

Neste domingo, 26, centenas de pessoas se reuniram na Ponte da Integração, no município de Assis Brasil, que faz fronteira com a cidade peruana de Iñapari, para pedir a liberação da fronteira por parte do governo peruano.

De acordo com informações divulgadas pelo site o Alto Acre, entre as reclamações estão: suposta corrupção por parte da polícia peruana e a falta de acesso entre as duas cidades. Os manifestantes alegam que a economia está prejudicada devido ao fechamento da fronteira que já perdura desde 2020.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Corrêa (PT), disse que a situação está sustentável. “Já chega, temos que abrir essa fronteira. A cidade precisa uma da outra, então, estamos fazendo um protesto pacifico para que a fronteira se abra”, declarou.

Manifestantes do lado peruano alegam que o bloqueio feito pelos representantes do país vem prejudicando os moradores da cidade vozinha, Iñapari. Uma moradora que não teve o nome divulgado ressaltou que sem a presença dos brasileiros, não tem como vender as mercadorias, haja vista que, os maiores compradores são os brasileiros.

Como solução para facilitar a relação de ambos os países, empresários e moradores sugerem que o governo do Peru exija a comprovação das duas doses da vacina da Covid-19.

Recentemente, foi publicado um Decreto por parte do governo peruano, dando a entender a flexibilização para entrada de estrangeiros no País.

Continuar lendo

Acre 01

Vídeo mostra criminosos roubando cofre em posto de gasolina com cabo de aço

Publicado

em

Um grupo de criminosos arrancou um cofre que se situava dentro de uma sala de um posto de gasolina no último dia 6 de setembro, às 3h10 da madrugada, em Rio Branco. As imagens da ação dos criminosos foram divulgadas na última quarta-feira, 22, pela Polícia Civil.

Em cinco minutos, os criminosos renderam um morador de rua e com um cabo de aço, arrancaram o cofre e colocaram no porta-malas de um carro, modelo Pálio. No vídeo é possível ver um dos assaltantes acordando e agredindo o morador de rua que estava dormindo no local, eles impedem o homem de sair da sala, apagam a luz e o mantém ao lado do cofre.

Em seguida, cerca de três homens aparecem com um cabo de aço que colocam em volta do cofre e o arrancam com ajuda do carro que está do lado de fora. Com o porta-malas aberto eles fugiram do local. “Havia R$ 30 mil dentro do cofre e eles renderam e amarraram um frentista, além do morador de rua que também foi rendido”, relata o delegado Leonardo Santa Bárbara.

Após investigações da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), o cofre, as ferramentas e o veículo utilizados foram encontrados na manhã da última quarta-feira, 22, em uma casa do bairro Montanhês, em Rio Branco. Dois homens, de 23 e 18 anos, também foram apreendidos e interrogados e chegaram a confessar participação no crime, mas não puderam ser presos.

“Como não estavam mais em estado de flagrância eles foram interrogados e liberados, muito embora tenham sido identificados. Então seguimos as diligências no intuito de identificar os outros dois. Eles só vão ser presos se o juiz entender que deve decretar a prisão preventiva, como não tem o estado de flagrância”, explica o delegado.

Com informações da AgazetadoAcre, com a colaboração de Daniel Scarcello

Veja o vídeo:

video

Continuar lendo

Acre 01

Servidores denunciam gerente de enfermagem do Hosmac que não cumpre carga horária

Publicado

em

No Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), referência no atendimento à pessoas que precisam de atendimento psiquiátrico, a relação entre os grupos que apoiam e que são contra a atual gestão só piora. Enquanto a Secretaria de Saúde não se posiciona de forma veemente, surgem mais denúncias.

A mais nova denúncia diz respeito ao gerente de enfermagem do hospital, José Maria Mendes. De acordo com denúncias de parte dos próprios servidores que com medo de retaliação não querem se identificar, Zé Maria, como é conhecido, não cumpre as 40 horas semanais que o cargo exige. “O enfermeiro que deveria cumprir 08 horas diárias, só cumpre seis. Isso porque nas tardes de segunda a sexta o enfermeiro tem outros compromissos em uma unidade básica de saúde de Rio Branco, onde possui contrato com a secretaria de Saúde do município. Além disso, ele também é contratado pelo hospital Santa Juliana. O problema não é o acúmulo de cargos na esfera pública e privada. O problema é que ele não está cumprindo a carga horária como gerente de enfermagem no Hosmac no qual foi nomeado”, dizem os servidores em carta.

No documento, os servidores alegam que a complementação das 40 horas semanais é feito por meio de plantões noturnos, o que seria ilegal. “Ele diz que faz a complementação das 10 horas em plantões noturnos na unidade. O que é proibido por lei. Queremos saber se a Sesacre sabe disso e se vai tomar alguma providência. Caso contrário, vamos procurar o Ministério Público”, diz.

A reportagem do ac24horas, procurou Zé Maria. O gerente de enfermagem do Hosmac confirmou que não cumpre as 40 horas semanais como gerente de enfermagem e que o restante da carga horária com plantões noturnos como enfermeiro na unidade. “Essa situação já tem mais de dois anos e só agora alguém resolveu denunciar para me prejudicar. Eu não ganho sem trabalhar, eu complemento minhas horas trabalhando em plantão noturna. Mas isso não é problema, é só a Sesacre me dizer que é ilegal, que eu não posso, que eu largo o trabalho e vou cumprir apenas as seis horas que sou concursado como enfermeiro. É preciso lembrar que há outras pessoas que estão na mesma situação que eu, que cumprem parte da carga horária e complementam à noite”, diz Zé Maria.

O ac24horas procurou a Secretaria de Saúde que agiu como tem feito ultimamente em relação às denúncias, mesmo se tratando de recursos públicos, e respondeu de forma pouco objetiva, limitando-se a dizer que vai apurar a situação do servidor e volta a entrar em contato.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas