Menu

Pesquisar
Close this search box.

PIB cai 0,1% e recuperação econômica perde fôlego

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou variação negativa de 0,1% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o primeiro trimestre de 2021. Esse resultado indica estabilidade e vem depois de três trimestres positivos seguidos de crescimento da economia. Em valores correntes, o PIB, que é soma dos bens e serviços finais produzidos no país, chegou a R$ 2,1 trilhões.


O dado, por sua vez, representou alta de 12,4% na comparação com igual período do ano passado. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Anúncios


O indicador veio abaixo do esperado. A expectativa de economistas consultados pelo consenso Refinitiv era de alta de 0,2% da atividade econômica brasileira na comparação com o primeiro trimestre e alta de 12,8% na base de comparação anual.


O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em junho de 2021 cresceu 1,8% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou da alta de 1,6% do Valor Adicionado a preços básicos e de 2,8% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. O resultado do Valor Adicionado nesta comparação decorreu dos seguintes desempenhos: Agropecuária (2,0%), Indústria (4,7%) e Serviços (0,5%).


As atividades industriais com crescimento foram Indústrias da Transformação (8,1%) e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (3,5%) se expandiram. Já a Construção (-0,7%) e as Indústrias Extrativas (-0,2%) sofreram contração.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido