Menu

Pesquisar
Close this search box.

Falta de UTI pode fazer Acre levar pacientes para outros estados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Júnior Aguiar/Secom


Ao que tudo indica, o Governo do Acre deverá acionar o Ministério da Saúde nos próximos dias para transferir pacientes em estado grave para outros estados da federação. Com apenas um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponível no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) para 170 pacientes internados em leitos de enfermaria em todo o Acre, a situação é estarrecedora.

Anúncios


Em encontro com a bancada federal na terça-feira, 11, Pazuello colocou toda a estrutura do Ministério à disposição, enfatizando que caso o Acre precise transportar pacientes com covid-19 para outros Estados, aviões ficarão disponíveis.


O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgado na tarde desta quinta-feira, 09, mostra que o cenário é preocupante em todo o Acre. Dos 86 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis em todo o Estado, 85 estão ocupados.


A situação mais preocupante é a do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, mesmo com a abertura de seis leitos pelo governo do Acre, todos estão ocupados. No início da semana, a região do Juruá tinha 20 leitos; de quarta-feira, 10, para quinta-feira, 11, foram abertos mais seis leitos, ao total 26 leitos, dos quais todos estão ocupados nesta quinta. Os leitos clínicos somam 100 e 75 estão ocupados.


Dos 60 leitos disponíveis em Rio Branco, 59 estão ocupados. Sendo que dos 50 leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) destinados à Covid-19 no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into), unidade referência para atendimentos, 49 estão ocupados.


Outro dado alarmante é em relação aos leitos clínicos, dos 100 disponíveis no Into, 90 estão ocupados. No Pronto-Socorro, dos 10 leitos disponíveis, todos estão ocupados e ainda cinco estão internados em leitos clínicos.


Segundo dados do boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a soma dos pacientes internados em leitos de clínicas no Hospital de Campanha do Juruá, Into e o Pronto-Socorro, são de 170 pacientes internados, para apenas um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em Rio Branco (AC).


Segundo dados do boletim, foram identificados 255 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 253 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 85 estão em UTI e 170 em leitos (clínicos, obstétricos e pediátricos).


Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, oito estão ocupados, num total de 18 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido