Inscrições para o Enem 2020 podem ser feitas a partir desta segunda (11)

Participantes devem ficar atentos para duas novidades na inscrição
Começa nesta segunda (11) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e segue até o dia 22 deste mês. Os estudantes devem fazer a inscrição no site oficial do Enem.
Neste ano, o participante deve ficar atento a duas novidades no momento da inscrição. Obrigatoriamente, deverá incluir uma foto atual, que vai ser utilizada para auxiliar na identificação durante a aplicação da prova. Além disso, no momento da inscrição, o estudante deverá optar se quer fazer a prova na versão digital ou impressa.
A prova tradicional impressa tem aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital está marcada para os dias 22 e 29 de novembro.
Independentemente da opção de prova, a estrutura do impresso e da digital será a mesma, conforme o edital do exame. Assim, tanto o Enem Digital quanto o tradicional serão constituídos de quatro provas objetivas, com 45 questões em cada uma e uma redação em língua portuguesa. No momento da inscrição, o participante deve escolher uma opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.
Isenção do Enem
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os estudantes que se enquadrarem nos critérios incluídos nos editais publicados, mesmo sem ter conseguido fazer o pedido de isenção durante o período estipulado, terão a gratuidade garantida.
Sendo assim, estarão isentos para o Enem 2020 os candidatos que:
– Estão cursando a última série do ensino médio este ano, independentemente da modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
– Tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– Declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, porque fazem parte de família de baixa renda e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Os estudantes que não conseguiram obter isenção da taxa de inscrição, porque não se enquadram nos critérios que garantem a gratuidade, têm até o dia 28 de maio para pagar o valor da taxa de inscrição que é de R$ 85.
Todas as informações a respeito do Exame, consulta sobre os resultados de pedidos de recurso para taxa de inscrição e outras questões, estão disponíveis no site do Enem, na Página do Participante ou no aplicativo.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Destaque 7
Energisa Acre oferece condições especiais para clientes cadastrados na Tarifa Social; saiba como

Encerrou em dezembro a medida provisória que suspendia o corte de energia elétrica para clientes cadastrados na Tarifa Social. Para evitar que os clientes de baixa renda fiquem com o orçamento comprometido com as contas de energia em aberto, a Energisa prorrogou as condições especiais de negociação para esse público.
Em março de 2020, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL suspendeu o corte de energia elétrica por atraso no pagamento em todo o Brasil por três meses por causa da pandemia da COVID-19. No fim desse prazo, em julho, a agência prorrogou para o dia 31 de dezembro o fim dessa medida para os clientes cadastrados na Tarifa Social. O decreto, aprovado pelo Congresso Nacional, foi instituído visando mitigar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus.
“Estamos orientando nossos clientes cadastrados na Tarifa Social que negociem suas contas. Estamos autorizados a realizar o corte, mas não é o que queremos. Nosso maior objetivo é encontrar maneiras de o cliente pagar essa dívida para ter energia elétrica presente em seu dia a dia. A Energisa está disposta a analisar as condições dos seus clientes e buscar um acordo bom para os dois lados”, explica o gerente do Departamento Comercial da Energisa Acre, Roberto Vieira de Carvalho.
A equipe de atendimento da Energisa irá buscar a melhor condição para que ele pague suas contas de maneira que fique confortável com as condições propostas.
A negociação pode ser feita sem o cliente sair de casa, pelos canais digitais da empresa, como a Gisa (Whatsapp) e Call Center 0800-647-7196. Para pagamentos à vista, há a isenção de juros e encargos. Outro meio para o pagamento é o cartão do auxílio emergencial do Governo Federal. Caso o cliente já tenha pago a conta, ele deve mandar o comprovante de pagamento também para a Gisa (WhatsApp).
Para negociar pela Gisa, assistente virtual que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Para iniciar o atendimento basta escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa.
SERVIÇO:
WhatsApp (Gisa): (68) 99233-0341
Call Center: 0800-647-7196
Destaque 4
Senadora Mailza Gomes entrega Vade Mecum gratuito para estudantes de Direito e instituições
A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) iniciou a distribuição de exemplares de Vade Mecum gratuito para estudantes de Direito, coordenadores de curso, servidores do judiciário e Secretarias de Estado. A obra escolhida pela senadora e produzida pela gráfica do Senado Federal vem escrita para apoiar profissionais da área e traz conteúdos das principais legislações: Constituição Federal, Código Civil, Código Penal, Lei Maria Da Penha, Estatuto da Igualdade Racial, dentre outras leis do âmbito jurídico.
A senadora explica que essa distribuição é também fruto de um desejo de compartilhar conhecimento e informar. “Estamos distribuindo nas secretarias, deixando com coordenadores de curso da área jurídica e em várias bibliotecas das universidades para facilitar o acesso às obras, que é de extrema relevância, tendo em vista que os alunos muitas vezes necessitam fazer uma pesquisa rápida e atualizada, onde o material escrito está revisado e atualizado por grandes juristas brasileiros”, enfatizou.
Nas redes sociais, a parlamentar comemorou o sucesso da entrega. “Fico muito feliz por proporcionar esses livros com apoio do Senado de forma gratuita para nossa gente e nossos alunos”, escreveu.
Exemplares já foram entregues à Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Tribunal de Justiça, dentre outras instituições.
Mailza falou que contribuição é de fundamental importância para melhor atender aos profissionais das secretarias, onde material vai ficar disponível, para fornecer consultas imediatas.
O que é um Vade Mecum?
Vade Mecum é uma expressão em latim que significa “vai comigo”. E indica bem por quê os alunos de Direito levam esse livro para todos os lugares. O livro reúne as principais leis brasileiras. Para os estudiosos do Direito, o Vade Mecum é essencial para consultar as leis mais importantes, como a Constituição Federal, o Código Civil, as Leis Trabalhistas e muitos outros.

Amilton Aguiar dos Passos, de 26 anos, foi amarrado, torturado e morto a tiros na tarde desta quinta-feira, 21, em uma área de mata localizada na rua São Bento. no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações da polícia repassadas a reportagem do ac24horas, Amilton foi encontrado por populares com os pés e as mãos amarradas com um lençol ao lado de uma tenda de lona que era usada para usar drogas. A vítima estava ferida com 10 tiros.
A ambulância do Samu foi acionada e o médico apenas atestou a morte de Amilton.
A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O caso será investigado pelos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia acredita que o crime foi motivado pela guerra entre facções.

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgado na tarde desta quinta-feira, 21, mostra que o cenário é preocupante na capital. Dos 40 leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) destinados à Covid-19 no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into), unidade referência para atendimentos, 35 estão ocupados.
Outro dado alarmante é em relação aos leitos clínicos, dos 100 disponíveis no Into, 82 estão ocupados.
Segundo dados do boletim, foram identificados 191 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 151 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 50 estão em UTI e 141 em leitos (clínicos, obstétricos e pediátricos).
Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 55 UTIs, 39 estão ocupadas, registrando uma taxa de ocupação de 72,7%.
Destes, três são do Pronto Socorro, que registrou 30% de ocupação e os outros 35 são do Into, que registrou 87,5% de ocupação e um leito de UTI ocupado no Hospital Santa Juliana.
Já a região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, 12 estão ocupados, registrando 60% de ocupação. Os leitos clínicos somam 94 e 32 estão ocupados, registrando 34% de ocupação.
Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, sete estão ocupados, num total de 18 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.
-
NÃO DEU!
Estudante do Acre fica 2 dias confinada, mas não entra no BBB21
-
FIM DA LINHA
“Messi”, líder do B13 em Rio Branco, é morto com três tiros no Santa Inês
-
Destaque 4
Pesquisadores descobrem no Acre novo vírus denominado “Xapuri”
-
ALEX THOMAS
Jocely Abreu revela convite para ser acompanhante de luxo
-
SUSTO NO AR
Avião que transporta Gladson desvia rota devido forte chuva na Capital
-
DÓI NO BOLSO!
Preço do litro da gasolina se aproxima de R$ 8 no Acre
-
URGENTE
Bolsonaro liga para Gladson ir a São Paulo buscar primeiro lote da vacina contra Covid-19
-
ASSISTA AO VÍDEO
Conheça o homem que mora embaixo da ponte há 10 anos