Conecte-se agora

Dupla invade malharia, rouba funcionários, clientes e faz “o limpa” no caixa

Publicado

em

Imagens de câmeras de segurança flagraram um assalto ocorrido no início da tarde desta sexta-feira, 7, na Malharia Kyomi, situada no bairro Novo Horizonte, em Rio Branco. Dois criminosos armados ameaçaram funcionários e clientes do estabelecimento. Eles saíram do local levando carteira, dinheiro, celulares, relógios e até anéis.

Logo após o crime, as vítimas relataram que os suspeitos chegaram à malharia numa motocicleta. Todo o dinheiro do caixa foi roubado. Uma equipe da Polícia Militar foi ao local após o ocorrido e fizeram buscas pelos criminosos, mas até agora ninguém foi preso.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que vai usar as imagens para localizar os suspeitos.

Veja o vídeo:

[videopress GLNq4mSB]

Cotidiano

Mais uma multivacinação para crianças e adolescentes começa no Acre neste sábado (20)

Publicado

em

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de agosto, mais uma ação da campanha nacional de imunização contra a poliomielite e de multivacinação no Acre.

O público-alvo são crianças de um a cinco anos de idade e adolescentes menores de 15 anos que precisem atualizar as carteiras de vacinação contra diversas doenças. O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde disponibilizará todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na poliomielite. Iniciada na última segunda-feira (8) em todo o país, a campanha tem como meta vacinar 95% das crianças em todos os municípios.

Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao CRIE, das 9h às 15h, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 595, bairro Bosque, em Rio Branco, com os documentos de identificação e carteirinha dos filhos.

“Convidamos os pais ou responsáveis a procurarem as unidades de saúde do seu município para verificar se sua criança ou adolescente está precisando de alguma vacina naquele momento”, informou a responsável pelo Crie, Daíla Timbó.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine do Acre oferta 77 vagas de emprego nesta sexta-feira para Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 77 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta sexta-feira, 19.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Frente fria deixa sexta-feira com tempo frio e ventos intensos em todo o Acre

Publicado

em

A frente fria que foi prevista no decorrer da semana chegou ao Acre na madrugada desta sexta-feira (19) derrubando as temperaturas em todo o estado. A previsão da meteorologia é de céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia e possibilidade de temporais nas cidades do oeste acreano.

O Inmet – Instituto nacional de Meteorologia – emitiu alerta de perigo potencial para o Acre, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Esta sexta-feira será bastante ventilada com temperaturas amenas em todo o estado, mas o vento reforça a sensação de frio. Em todas as regiões do estado, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva de pouca intensidade a qualquer hora do dia.

De acordo com o site O Tempo Aqui, o fim de semana terá noites frias, com mínimas entre 9 e 12ºC, no leste e no sul acreano, e entre 14 e 16ºC, no centro do estado e no vale do Juruá.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 14 ºC e 16ºC, e máximas, entre 17 ºC e 19ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 13 ºC e 15ºC, e máximas, entre 16 ºC e 18ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 14 ºC e 16ºC, e máximas, entre 17 ºC e 19ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 15 e 17ºC, e máximas, entre 18 ºC e 20ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 19 ºC e 21ºC, pela manhã;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 17 ºC e 19ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 26 e 28ºC, pela manhã;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 16 ºC e 18ºC, por volta das 23h, e máximas entre 23ºC e 25ºC, pela manhã.

Continuar lendo

Cotidiano

TJAC é uma das entidades que fiscalizam a confiabilidade das urnas nas Eleições 2022

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 18, instituições e entidades se reuniram no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) para tratar sobre os procedimentos que serão adotados na definição das seções eleitorais que serão auditadas nas eleições de outubro deste ano. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é uma das entidades responsáveis por lei (Resolução do Tribunal Superior Eleitoral, n.°23.673/2021) na fiscalização desses testes.

Com objetivo de garantir a transparência, confiabilidade e segurança no processo eleitoral são realizadas auditorias nas urnas eletrônicas, antes, durante e depois das eleições. No dia da votação são feitos processos de controle e averiguação, por exemplo, o teste de autenticidade e o teste de integridade, também chamado de votação paralela.

O teste de integridade ou votação paralela é realizado há mais de 20 anos, e no TRE/AC desde 2006. Essa auditoria ocorre quando urnas prontas para serem levadas às seções são retiradas e são colocados votos pré-determinados dentro delas, tudo isso é filmado e acompanhado pelas entidades fiscalizadoras e no final é possível verificar se o resultado da urna é compatível com a quantidade de votos pré-determinados que foram depositados.

Conforme esclareceu o juiz-presidente da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas no Acre, Marcelo Coelho, esses procedimentos trazem segurança e transparência. “É uma forma de demonstrar que as urnas são isentas e representam a vontade do eleitor”, comentou o magistrado.

Já o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais é a verificação dos resumos digitais das urnas instaladas nas seções eleitorais. Assim, antes mesmo de imprimir a Zerésima (documento impresso pela urna, antes da abertura das seções, para mostrar que não existe voto registrado previamente nela), as entidades fiscalizadoras junto com o juiz eleitoral conferem os resumos digitais para certificar que os sistemas da urna são os mesmos enviados pelo TSE.

Além desses testes de autenticidade e integridade também existem outros procedimentos feitos que integram o rol de mecanismos criados para garantir a confiabilidade na urna eletrônica e no resultado do processo eleitoral.

Para a Justiça Eleitoral, a urna eletrônica brasileira sintetiza a evolução no processo eleitoral, evitando fraudes comuns na época do chamado “voto de papel”.

“A urna eletrônica impede o voto de cabresto, mortos votando, ou que pessoas que estivessem trabalhando adulterassem as cédulas. Além de ser inclusiva, por pessoas com deficiência, como cegos, conseguirem votar, esse equipamento gera agilidade na transmissão dos resultados da votação”.

Com informações do Portal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.