Menu

Pesquisar
Close this search box.

Conselho de Farmácia esclarece que acordo prevê que drogarias do Acre mantenham assistência farmacêutica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRFAC) se manifestou por meio de nota neste sábado, 01, sobre a reportagem de ac24horas veiculada nesta sexta-feira, 31, intitulada “Drogarias no Estado do Acre têm até essa sexta para comprovar mudança de horário de farmacêuticos”.


(Reportagemwww.ac24horas.com/2017/03/31/drogarias-do-acre-tem-ate-essa-sexta-para-comprovar-mudanca-de-horario-de-farmaceuticos/)

Anúncios


A nota da entidade diz, entretanto,  que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do MP-AC de Cruzeiro do Sul, a Prefeitura do Município, o Conselho Regional de Farmácia e Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre, prevê que a partir de 16 de abril 2017 as drogarias mantenham assistência farmacêutica pelo período mínimo de 6h, portanto, nessa data todos os estabelecimentos beneficiados pelo ajuste deverão comprovar a referida assistência farmacêutica”.


A nota também esclarece que “atualmente, no município de Cruzeiro do Sul existem 36 estabelecimentos (drogarias), e 28 farmacêuticos, quantitativo suficiente para que haja o referido avanço. De certo que toda situação nova gera resistências, pois levanta a necessidade de revisar o que já está instalado e a preocupação com a nova situação. A mesma situação ocorreu em abril de 2016, quando a carga horária farmacêutica, após 3 anos passou de 2 para 4 horas”.


Diz a nota que é “importante ressaltar que atualmente o número correto de profissionais inscritos nesse Conselho é de 337 e não de 243 conforme mencionado na reportagem”.


Ainda segundo a entidade “não houve imposição de cumprimento imediato da Lei 13021/14. O Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado exatamente com o objetivo de estipular uma progressão da carga horária de assistência farmacêutica e até agora só tivemos avanços.


A relevância atribuída ao farmacêutico é fruto de uma série de transformações positivas vividas na profissão e no mercado”, acrescenta.


O CRFAC diz ainda que não tem a “intenção em fechar estabelecimentos”, porém lembra que “todos devem oferecer serviços de qualidade e com segurança aos consumidores, e isso acontece com a presença do profissional farmacêutico”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido