Menu

Pesquisar
Close this search box.

2015 e as percepções de uma eleição que ainda não terminou

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O fato mais marcante da política em 2015 foi a continuidade das eleições de 2014. O clima de disputa não terminou depois de anunciado o resultado das urnas tanto a nível nacional como regional. Os questionamentos se tornaram até mais fortes em alguns momentos do que durante a campanha. As vitórias apertadas do PT à presidência da República e ao Governo do Acre provocaram um acirramento de ânimos. Quem perdeu não se conformou e continuou a ofensiva, fato que não acontecia há muito tempo. Claro que no Brasil o “desastre” do primeiro ano da segunda gestão da presidente Dilma (PT) teve repercussões muito maiores. Dilma conseguiu desagradar gregos e troianos. No Acre, a oposição questionou o governo de Tião Viana (PT) em alguns pontos. Principalmente a não conclusão da BR 364 até Cruzeiro do Sul (parte da estrada está intrafegável) e a qualidade das pavimentações do Ruas do Povo. O salto na economia do Estado não aconteceu ou pelo menos ainda não deu o efeito esperado. A crise financeira provocou várias situações delicadas para a maioria das prefeituras acreanas quebradas. A população ainda vive dependente do poder público e com a baixa de recursos os problemas de desemprego se agravaram. Mesmo as empresas tiveram dificuldades em fechar suas contas (recebimentos) com as gestões públicas o que acaba se refletindo em toda a economia acreana. Resumindo um ano difícil para os brasileiros que não deixará saudades.


Mudança de paradigma

Anúncios


Para um 2016 mais luminoso o primeiro passo é solucionar a crise política brasileira. A instabilidade e a falta de credibilidade nas instituições políticas agravou a crise econômica. Quem sofreu foi povo que pagou uma conta que não era sua.


Mais servir e menos roubar


Esses dias li uma entrevista com o ex-presidente uruguaio José Mujica. Ele ressaltou os problemas gerados pelo consumismo desenfreado do mundo contemporâneo. Tempo de vida jogado no lixo, segundo ele. Mujica afirma ainda que se alguém entra na política para ganhar dinheiro é porque está no lugar errado. Deveria ser comerciante ou empresário. Política é para servir a população e não para se servir pessoalmente, como acontece no Brasil.


Narciso acha feio o que não é espelho


O ex-presidente Lula (PT) ainda tem prestígio em alguns setores sociais. Realmente negar os avanços das suas gestões é um erro. No entanto, Lula, que se autobatizou de “pai dos pobres” caiu em tentação. Passou mais de R$ 50 milhões pelas suas contas pessoais em quatro anos. Se tivesse seguido o exemplo do colega Mujica do Uruguai seria atualmente uma liderança política mundial. Trocou a influência por uma recheada conta bancária e as “desconfianças” de estar envolvido com corrupção. Uma pena.


O despertar


A população brasileira acordou. Através das redes sociais critica abertamente a “tragédia grega” que vivemos em 2015. Nada passou desapercebido. Não adianta mais os políticos “comprarem” os meios de comunicação com polpudas verbas publicitárias. Nas redes sociais a verdade é sempre revelada.


2016 e uma eleição no caminho


As eleições municipais de 2016 serão as mais importantes da história brasileira. Isso porque não se estará votando apenas em prefeitos e vereadores. Mas a população fará uma opção ideológica. Na realidade, será um julgamento antecipado dos governos estaduais, municipais e federal. A mensagem do futuro do país será impressa nas urnas em 2016.


Passos para o futuro


Novos nomes surgirão como lideranças nas próximas eleições. No Acre, o resultado de Rio Branco será um indicativo da disputa ao Governo em 2018. Claro que as disputas às prefeituras do interior também revelarão tendências políticas. Mas quem ganhar na Capital conquista um “caminhão de milho” para 2018.


Pluralidade


Não vejo a menor possibilidade dos rio-branquenses terem uma eleição polarizada entre petistas e oposicionistas. Serão vários candidatos e um possível segundo turno. Mais um reflexo da instabilidade política que incentiva o surgimento de novos pretendentes.

Anúncios


Mensagem aos leitores


Quero finalizar agradecendo aos leitores da coluna pela leitura. Desejar um 2016 de muita paz, saúde, prosperidade e amor a todos. Que os ventos de mudanças possam trazer novos tempos de confiança e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Mais empregos, mais saúde, mais segurança. Que cada um dos acreanos possa realizar os seus sonhos. Que a Divina Luz conduza a todos com passos firmes ao futuro.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido