Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fora Dilma! – Reflexões da “democracia” no Brasil (*)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesse “inverno” de fevereiro, e março de 2015, parte da população do Acre, aflita, a fugir da lama e d’águas barrentas do Rio Acre. Chega a enchente. E mesmo antevista pelo pesquisador meteorológico, Friale, maltrata a gente.


Em Rio Branco, o maior alagamento de todos os tempos! É demais a cheia. Nos alagados, luz elétrica desligada; céu nublado, noites escuras, mesmo na lua cheia.

Anúncios


O céu carrancudo no quadro político nacional. A sociedade indignada na cena política. A crise é latente. O dólar norte-americano em alta frente ao real. Tendência mundial. Mais acentuada no Brasil em face a turbulência política.


A presidente Dilma Rousseff, domingo (08), dia da Mulher,  discursa sob panelaço. Terça-feira (10), é vaiada em evento em São Paulo, SP; e se reúne várias horas com LULALAU. Na quarta feira (11) encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral-TSE; visita de poucas horas a Rio Branco, no jeito petista de (des)governar: comício em clima de pastelão; funcionários públicos liberados do expediente, compelidos à claque junto a nacionais e internacionais, os haitianos senegaleses, transportados ao local pelo petismo. “Aplausos” à Dilma Rousseff…


Empreiteiro, na boca do Povo, “mui forte” em (des) governos no Acre, a partir de 1999… – indiciado na Operação G7, da Polícia Federal-PF, por corrupção, na obra da “Cidade do Povo”; talvez, por excesso de “boa vontade” inocentado por Juiz Federal –, fazia parte da claque à Dilma Rousseff…


Nesse dia, no portal, artigo memorável da pequena notável, correligionária do autor, no manda-brasa, a brava dep. estadual Eliane Sinhasique: Dilma Rousseff, falhou como chefe da família Brasil. É a favor do Fora Dilma Rousseff!


Ressalta que a não implementação de reforma tributária que viesse dar autonomia aos munícipios – onde vive a gente! –, e a leniência com a corrupção, inaceitáveis no desgoverno de Dilma Rousseff!


Bem vinda ao Acre, presidente Dilma Rousseff


Diz Constituição: o Legislativo pode deliberar impeachments de presidentes da República. Até o de Dilma Rousseff!


Rumores, agora ruídos, intencionalmente vazados, dão conta de golpe militar de gente que não suporta mais o que está aí; e, reação – com aliados latino-americanos infiltrados no país, com cultura em guerrilha – de setores radicais favoráveis ao que aí está… Clima de guerra no Brasil O Brasil há de PURGAR. (R)Evolução Dilma Rousseff?…


No Brasil fracassaram as manifestações lideradas por CUT, MST, etc., sexta-feira (13) em defesa de seus pleitos, da Petrobrás, e do governo Dilma Rousseff (popularidade de só 7%). Um Fica Dilma Rousseff…


Domingo (15), manifestações bem sucedidas, em verde e amarelo, ao som do Hino Nacional, contra a política de arrocho salarial, aumento de impostos, crise econômica, corrupção, falta de Segurança Pública, Educação, Saúde, etc., em prol a democracia e do impeachment de Dilma Rousseff!


Em Rio Branco às 14:00 horas, defronte o Palácio Rio Branco. Fora Dilma Rousseff!


O escândalo do “Petrolão”, na ressaca do “Men$alão” foi potencializado por crise econômica escondida do cidadão; e, posta a nu, despudorada e incontinentemente, à “vitória” amarga da (re)eleição da presidente Dilma Rousseff…


O (e)leitor há de convir que o ex-presidente Collor (Fiat Elba, PC Farias, etc.) era ladrão de galinha comparado a LULALAU/Dilma – “Men$alão”, “Petrolão” e tanta corrupção.

Anúncios


O estelionato eleitoral petista é mais escancarado que o do tucanato, na maxi desvalorização do real, cem dias, após a reeleição de FHC (emenda comprada por 30 (trinta) moedas (O fiasco da democracia no Brasil.


Reeleita Dilma, já final de outubro de 2014, o tigre da inflação “arromba” a jaula à qual o prendera ex-ministro da Fazenda, o sociólogo, FHC…


Quase quartel de século antes, no início dos anos 90, o grão-tucano, petismo, povo brasileiro…, se pintava até nas faces de Brasil; saía às ruas a ovacionar: Fora Collor! Desbancar a direita. Era patriotismo, e não golpismo, para FHC…


É herança maldita a emenda da reeleição. O “legado” de FHC ao Brasil, o lulo-dilmo-petismo como o define em seu refinado “tucanês. Fora Dilma não é golpismo FHC!


A tucano/gatunagem, a “tucanagem” conspira contra o PMDB no Planalto. Lhe interessa ver o lulo-dilmo-petismo se dilacerar. Dissimulada conveniência e oportunismo de FHC!


No dia Internacional da mulher, em Harvard, EUA, brasileira homenageada, pela sua luta em prol a igualdade de gênero; eterna candidata a presidente do Brasil, a que, igualmente, não convém o PMDB no Planalto, declara: “as pessoas devem ter maturidade com suas escolhas” (…) “governo não se troca como camisa”. Mas, no Fora Collor, vestiu essa camisa…


A líder do Rede “Pegadinhas”, prossegue: o país vive “um grave problema com a corrupção”. Segundo ela “a corrupção não é um problema do Sarney, Collor, FHC, Lula (LULALAU), Dilma. “É um problema nosso (da sociedade) (…) “enquanto se achar que o problema é deles vamos continuar tendo esse problema”. (corrupção do marido dela, a própria não faz o dever de casa (me diga com quem andas que te direis que és)). O dilema.


Jovens não querem nem falar de política. É a “política” de avestruz. A nossa cruz…


O vexame de nefasto lulo-dilmo-petismo vai ao despudor de se aparelhar da Suprema Corte – Escárnio à República. Onde é que nós estamos? Assim, a democracia perde o norte.


Ministro, ex-advogado do PT, e do capataz da quadrilha de LULALAU, no “Men$alão”, ex-parlamentar petista, chefe da Casa Civil, e desta… Sua Excelência, ao invés de se declarar impedido, pasme a “consciência”, a pedido, é ungido: compôs a 2a Turma do STF. É o relator no julgamento do “Petrolão”.


A Procuradoria Geral da República “estranhamente” não lista o nome do guru de LULALAU – não é mais réu primário (condenado no “Men$alão”) – muito embora nominalmente citado no escândalo do “Petrolão”.


Senador acreano do PT, dias atrás, concitava seus pares e a classe política, em geral, substituir o clima de “puxamento de corda” pela retomada ao diálogo. “Acordão”? Tudo pela governabilidade… Questão de responsabilidade…


Ao brilhante jornalista Ray Melo, em ac24horas, o senador fez analise asséptica da nojenta política nacional. Citou os EUA, com 02 partidos políticos, enquanto aqui… Louvável. Nos EUA, o Congresso é forte e autônomo; se um presidente, como Nixon, é pego em corrupção, renuncia. O “julgamento” do senador acerca do envolvimento no “Petrolão” do mais jovem senador do Brasil; e, especialissimamente, de seu irmão, (des)governador do Acre, contudo, é deplorável.


O próprio, ao depois, em auto “julgamento” foi abominável.


No início de final de semana de fevereiro/março, o 1o vice-presidente do Senado da República recebia a jantar em sua casa em Brasília, DF: LULALAU. O maior picareta no Brasil! Um cara-de-pau… Antes o senador havia oferecido jantar ao ministro da Casa Civil, Mercadante, com fama de pedante.


O parlamentar passou o final de semana, de fim de fevereiro, sábado (28), e início de março, domingo (01) no Acre; e a cheia do rio, em Rio Branco, mais e mais se acentuava!


Na segunda-feira (02) voou à Brasília; pede a presidente Dilma Rousseff, R$30 milhões. Retorna ao Acre, junto ao jovem colega do Senado da República. Veem de carona com o ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, estes do PP; o último, de retorno ao Acre, a mando da presidente da República, que, com as cheias no Acre, se preocupava!


No domingo (01), o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco e, companheira, no almoço, falam de cheias com o senador, a de Brasileia, principalmente. O autor topa o gentil casal no caixa do restaurante; e a conversa de cheias, como as Brasiléia: seriam mais intensas só ultimamente…


O autor vivenciou as décadas de 70/80 naquela região; presenciou cheias parecidas com as de agora. O “informante” deles morava em Brasília, DF (o pai dep. federal (ARENA-AC), ele da Arena Jovem), e estava por fora…


Ao depois, até o final dos anos 80, ambos filiados ao PMDB, o pai secretário de Agricultura, o senador, presidente da FUNTAC no governo pemedebista de Flaviano Melo (1987-1989). O PT havia sido fundado em Brasiléia, AC, tempo antes. Isso em “comício” com incitamento à violência – crime na Lei de Segurança Nacional-LSN – contra inocentes em 27 de julho, 1980. O RIO BRANCO noticia Luiz Inácio da Silva (sem o Lula, então, conhecia o Acre) nesse fatídico “comício”: “chegou a hora da onça beber água”. Editor de ORB um tio materno do senador pelo Acre. É a História do Acre.


(Des)governos no Acre (no portal), prosseguia o autor, não exigem a desativação de casas nos alagadiços: no faz-de-conta de desocupadas… (se for o caso, é claro, mediante expropriação e justa indenização). Gente vai para casas na “Cidade do Povo”, mas não desocupa casas nos alagadiços. Óbvia corrupção. Excluí-la do debate, é jogar conversa fora…


A Prefeitura Municipal de Rio Branco-PMRB monitorava tudo com eficiência, dizia-lhe o edil. O autor é prova viva da falência do “sistema”. Não se quer debate ácido, mas lúcido.


Proprietário do Loteamento Joafra o autor tem interagido na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana-SMDGU, da PMRB. Quanto à “guarda” do patrimônio público, a APA do São Francisco, no Joafra, crimes ambientais, sofridamente, os tem tem denunciado, à fiscalização…


Se atos da fiscalização desagradar(em) o(s) eleitor(es), o que é inevitável – ossos do ofício… – perde(m)-se voto(s), e coloca-se em risco a (r)eleição. A (des)orientação. É caótica a situação. Assim, oficialmente, floresce a corrupção.


Dias atrás, funcionário público municipal, irmão carnal de irmão espiritual do autor: “o alcaide não diz não a ninguém”. Fiscal na SMDGU: “o setor é desestimulado a agir”. Aí não dá, né. O autor luta de parceiro do município e não de guerreiro.


Quinta-feira (12) o rio continua vazar. 16, 10 m, às 6:00 hs. Volta subir, 16,20 m, às 9:00 horas. Sexta-feira (13) ensolarada, 16,17 m, às 6:00 horas. 16,20 m, às 9:00 horas…


No Brasil a desvalorização do real frente ao dólar norte-americano ultrapassa 10%, em março. US$1,00 = R$3,28. A maior cotação desde abril de 2003. A manchete do dia!


No Acre, há dias, a cota do rio, tem sido a manchete do dia. E as T de produtos da agricultura acreana? Quiçá um dia!


(*) Ildefonso de Sousa Menezes, produtor rural, 65; 41 anos no Acre. É Advogado do Brasil (filiado ao PMDB, em 2001).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido