Menu

Pesquisar
Close this search box.

Requerimento pede que Sebastião compareça à Aleac para esclarecer vazamento de informações sigilosas no TJ

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um requerimento protocolado na manhã desta terça-feira (11), que tem como base uma entrevista concedida pelo governador do Acre, Sebastião Viana (PT), ao jornal ac24horas, pede que o chefe do executivo compareça ao Poder Legislativo, para esclarecer suposto vazamento de informações sigilosas, através de desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC).


A inciativa é do deputado estadual Major Rocha (PSDB). O tucano destaca que o requerimento estaria baseado em dois questionamentos. “O governador precisa esclarecer qual o nome do magistrado que o teria procurado para avisar sobre a existência de uma investigação sigilosa, que posteriormente ficou conhecida como Operação G7 – deflagrada pela Polícia Federal”, diz Rocha.

Anúncios


O parlamentar quer saber ainda “quais os nomes dos desembargadores que se deslocaram até o gabinete do governador para alertá-lo sobre a existência de uma operação policial sigilosa, que estava investigando integrantes do seu governo”. Rocha ressalta que até autoridades nacionais podem estar envolvidas na quebra de sigilo de informações que corriam em segredo de Justiça.


“O fato foi levantado após uma entrevista de Sebastião Viana (PT) ao ac24horas. Ele deixa claro que foi alertado de uma operação sigilosa que investigava membros de sua administração. Inclusive, Eduardo Cardoso, um provável indicado à corte do STF, ligou para o petista, alertando-o que a PF iria efetuar prisões de seus secretários e empreiteiros”, ressalta Rocha.


Segundo o deputado tucano, os poderes são harmônicos e independentes, mas as declarações de um possível favorecimento entre o Executivo e Judiciário, coloca sob suspeição, uma parte da corte do TJ Acre. “Ele precisa informar os nomes dos envolvidos e quem foi o desembargador, com sintomas de embriagues alcoólica que o teria procurado durante uma missa na catedral”.


Para Rocha, sua proposta, seria uma oportunidade de o governador Sebastião Viana “tirar o Judiciário do momento escuro que vive”. Ele precisa esclarecer as informações prestadas ao jornal ac24horas”. O tucano pediu que os membros da base de governo apresentassem suas versões, mas os aliados do governador petista não usaram a tribuna para falar do assunto.


Durante a atual legislatura, Major Rocha apresentou vários requerimentos para que secretários de Estado comparecessem ao Poder Legislativo para esclarecer denúncias. Em todas as oportunidades, as solicitações do oposicionista foram derrubadas em votação no plenário da Casa, pelos deputados da base de apoio de Sebastião Viana. Mais um vez, o tucano deverá sofrer uma derrota na Aleac.


Procurada por ac24horas, a secretária de comunicação Andrea Zílio informou que o governador não irá se manifestar sobre o assunto enquanto o pedido não chegar em seu gabinete.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido