Conecte-se agora

Telhado do Hospital da Criança é parcialmente destruído durante temporal

Publicado

em

O telhado do Hospital da Criança, localizado na região central de Rio Branco (AC), ficou parcialmente destruído após o forte temporal que assolou a cidade durante cerca de 40 minutos, na noite desta quarta-feira, 15. Leitos ficaram empilhados nos corredores. A cantina e o refeitório, bem como diversas enfermarias, ficaram alagados pela água da chuva que ultrapassou o forro do espaço.

Os vídeos, obtidos exclusivamente pelo ac24horas, mostram a realidade do Hospital. As imagens capturadas mostram os acompanhantes dos internos preocupados com a situação. Muita água descia pelo teto das enfermarias. As mesas do refeitório molhadas e o chá, alagado.

De acordo com Rosangela Nascimento, mãe de um dos pacientes, o momento foi de muita tensão e preocupação. Ele conta que os funcionários começaram a retirar os leitos das enfermarias e recolocá-los nos corredores da unidade especializada em saúde infantil.

“Caiu o teto, caiu tudo. Eu não sai imediatamente porque estava acompanhando minha filha. Quando percebi a situação, vi diversas mães carregando seus filhos. Muita gente se desesperou”, conta a usuária.

A mãe também afirmou à reportagem do ac24horas que o sentimento que ficou é de desamparo. “A sensação é de desamparado. A gente procura apoio, eles dizem que vão ajudar, mas só Deus sabe”, desabafa Rosangela.

Ao chegar ao local, a reportagem encontrou diversos funcionários dos serviços gerais enxugando a recepção do hospital. Um funcionário, que não quis se identificar, temendo represarias, disse que o problema sempre acontece. Ele contou ainda que o telhado está numa situação bem complicada.

Rosa Silva, que também está acompanhado um paciente do Hospital da Criança, denunciou que a enfermaria em que ela estava está muita alagada.  A mulher vai além e denuncia que o aparelho de raio-x do Hospital está parados por problemas técnicos. “A sala de exames não presta, o raio-x a gente não bate mais aqui; tem que ir para o PS [Pronto Socorro]”, afirma a mulher.

Em conversa com a Direção do Hospital da Criança, a informação é de que poucas telhas ficaram quebradas, mas que o processo de recuperação da estrutura lesada deverá iniciar o mais rápido possível. A assessoria de comunicação da Sesacre informou nesta quinta-feira, 16, que o aparelho de raio-x está em fase final de conserto, mas que os pacientes não estão deixando de fazer os exames. “Um carro é disponibilizado para que os pacientes sejam transportados até o Pronto Socorro, com toda a assistência”, disse Diego Tenutti, assessor de imprensa.

Cotidiano

Centro de Idiomas da Ufac oferece cursos presenciais de inglês e francês

Publicado

em

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto, para novas turmas de cursos presenciais e gratuitos.

Serão 15 cursos de Língua Inglesa, 7 francesa e 1 de Escrita Acadêmica em Língua Portuguesa, destinados às comunidades interna e externa, com início para a segunda quinzena de agosto.

Para participar é preciso ter idade igual ou superior a 15 anos e se matricular na secretaria do Centro de Idiomas, portando cópias de RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação constando o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) contra covid-19.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, dispondo de cadastro de reserva para casos de desistências. Para quem já é aluno, o período para rematrícula presencial será de 4 a 5 de agosto.

A sala do Centro de Idiomas está localizada no bloco Wanderley Dantas, número 6, campus-sede da Ufac. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 17h30 e das 19h às 20h.

Antes de se inscrever, é recomendado realizar o teste on-line para verificar o nível de conhecimento da língua inglesa e francesa.

Mais informações podem ser consultadas no e-mail [email protected] ou pelo site idiomasufac.com.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura deve remover 50 toneladas de entulho do loteamento Bom Sucesso

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI, executa nesta sexta-feira, 12, a oitava edição do megamutirão de limpeza geral no Loteamento Bom Sucesso.

A expectativa é remover aproximadamente mais de 50 toneladas de resíduos.

São feitos trabalhos de limpeza geral como: capinagem, roçagem, retirada de entulhos, raspagem, varrição, desobstrução de bueiros e caixas coletoras de esgoto.

O megamutirão conta com reforço de todas as máquinas e trabalhadores da SMCCI, no total são mais de 400 homens e mais de 100 máquinas e equipamentos, como: caçambas, retroescavadeiras, caminhões, tratores e carros de apoio.

As ações fazem parte do programa: “Cidade Limpa, Povo Desenvolvido”, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza a todos os bairros da capital acreana, praças e espaços públicos, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

Continuar lendo

Acre 01

Prefeitos Fernanda Hassem e Jerry Correia evitam falar sobre quem vão apoiar nas eleições

Publicado

em

Os prefeitos petistas de Brasiléia e Assis Brasil, Fernanda Hassem e Jerry Correia, consideraram de maneira muito clara, nos meses que antecederam a definição das candidaturas ao governo do estado, que poderiam estar do lado do governador Gladson Cameli, candidato à reeleição no pleito deste ano.

No fim de julho, a prefeita Fernanda Hassem declarou à repórter Sandra Assunção, em Cruzeiro do Sul, que estava propensa a apoiar Cameli, principalmente pelo fato de o seu partido não ter, até aquele momento, candidato definido ao governo.

“As coisas podem mudar, mas a minha tendência é caminhar com o governador Gladson Cameli, até porque meu partido não tem candidato ao governo”, disse.

Já Jerry Correia, da tríplice fronteira, declarou em pelo menos duas oportunidades apoio ao atual governador: em maio passado, em entrevista ao jornal O Alto Acre, de Brasiléia, e no começo de julho, ao Blog do Crica.

No entanto, diferentemente do prefeito petista de Mâncio Lima, Isaac Lima, que manteve a palavra de apoio a Cameli mesmo após a convenção que confirmou o nome de Jorge Viana como candidato ao governo, as declarações de Fernanda Hassem e Jerry Correia ocorreram antes desse veredicto.

O ac24horas fez várias tentativas de falar com os dois prefeitos a respeito do assunto após a realização das convenções, tanto de maneira direta quanto por meio de assessores, mas não conseguiu manifestação dos gestores a respeito dos seus posicionamentos neste momento, com a peças postas no tabuleiro.

Uma fonte muito conhecedora dos bastidores da política na regional do Alto Acre disse à reportagem que o momento é delicado para ambos os prefeitos que neste momento preferem não se manifestar. A confirmação de última hora de Viana como candidato ao governo mexeu com decisões que certamente já haviam sido tomadas.

“Estremeceu com muita coisa, eles agora estão naquele momento de não se manifestar, de decidir, enfim. Conversas estão acontecendo, e não são poucas, mas o caminho que eles seguirão talvez não seja assumido junto ao público”, disse a fonte que pediu para ser mantida no anonimato.

Já em Rio Branco, outro petista que também terá a identidade preservada disse que ambos os prefeitos seguirão o partido. “Eles irão com JV, só não irão ao público”.

O ac24horas também tentou falar com o presidente Manoel Lima, do Diretório Estadual do PT, mas não obteve êxito.

Resta aguardar.

Continuar lendo

Acre

Alan Rick será homenageado em formatura de 26 anos do BOPE

Publicado

em

O candidato ao Senado da República pelo União Brasil, o deputado federal Alan Rick, será um dos homenageados na tarde desta sexta-feira, 12, na formatura de aniversário dos 26 anos do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), na capital acreana.

O evento acontece às 16 horas, no Quartel do BOPE e vai condecorar militares e homenagear autoridades civis e militares. O batalhão é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns.

“Me sinto orgulhoso de ser homenageado pelo BOPE. A segurança pública é sempre uma prioridade e o combate ao crime passa pela formação e o compromisso de nós, parlamentares, em buscar recursos para fortalecer cada vez mais nossas policiais”, disse Alan Rick.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!