Ray Melo, da redação de ac24horas
[email protected]
Em meio a muita confusão e protestos das chapas derrotadas, o presidente da comissão eleitoral, Augusto Rosas, negou o pedido de recontagem de votos protocolada pelos demais candidatos e empossou nesta segunda-feira (2), Rosana Nascimento, como a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac).
O resultado oficial também foi divulgado pelo responsável pela eleição. Apesar de várias denúncias de irregularidades no pleito, Augusto Rosas afirma que o processo eleitoral teria ocorrido com lisura. Ele destaca que a apuração foi feita na presença dos candidatos e todos os mapas eleitorais estariam assinados pelos representantes das chapas que concorreram.
Antes do anuncio, os partidários da presidente da CUT, que venceu a eleição e simpatizantes de chapas derrotadas se enfrentaram nos corredores da sede do sindicato. Uma faixa que denunciava que Rosana Nascimento seria a candidata do assessor especial do Governo do Acre, Francisco Nepomuceno, o Carioca foi rasgada pelos apoiadores da nova presidente.
A troca de acusações foi generalizada deixando evidente a interferência de grupos ligados a partidos políticos na disputa pelo comando do maior sindicato do Acre. A presidente da CUT, Rosana Nascimento levou até o marido para sua posse. A solenidade foi marcada pela troca de acusações e pelas denúncias de fraude e favorecimento político do Poder Executivo.
Os candidatos derrotados ingressaram com uma ação na Justiça pedindo o cancelamento da eleição. Segundo eles, as provas de irregularidades do pleito seriam robustas. Eles denunciam, inclusive, o sumiço de urnas, além de levantar suspeitas que as urnas tenham sido fraudadas, já que chegaram ao local da apuração com os lacres violados.