Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre é o segundo colocado em denúncias de violações de direitos humanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Estado do Acre, administrado pelo governador Sebastião Viana, é o segundo colocado no ranking de denuncias de violações de direitos humanos. De acordo com um levantamento divulgado nesta semana pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República revela, o Estado teve 842 denuncias de janeiro a novembro de 2012, ultrapassando as 367 denuncias do mesmo período em 2011. O aumento dos casos na região chegam a quase 130%.


Ainda de acordo com o levantamento, o Acre só perde para o Amapá. Segundo o levantamento, é o estado em que mais aumentaram as denúncias de violações de direitos humanos no mesmo período recebendo 428 denúncias desse tipo, o que representa aumento de 153% na comparação com o mesmo período de 2011 (169 registros).

Anúncios


Para a ministra Maria do Rosário, chefe da Secretaria de Direitos Humanos, o aumento das denúncias em Estados do Norte ocorreu porque havia uma subnotificação dos casos em anos anteriores. “Fizemos um trabalho focado para os Estados do Norte, e esse aumento pode estar relacionado à intensificação do trabalho de divulgação e às parcerias com os governos estaduais e a sociedades civil. A tendência é que tenhamos um equilíbrio entre as regiões”, disse Maria do Rosário.


A ministra também comentou o dado que aponta o Distrito Federal na liderança do ranking de denúncias por habitante – foram 92 denúncias a cada 50 mil habitantes. Ao todo, houve 4.729 notificações na capital federal de janeiro a novembro deste ano. “Isso mostra que o Distrito Federal aderiu ao Disque 100, o que nos deixa felizes”, disse. Os próximos Estados na lista são o Rio Grande do Norte, com 87,58 denúncias a cada 50 mil habitantes; o Amazonas (79,74), e Mato Grosso do Sul (62,31).


Da redação ac24horas
*Com informações do Chico Terra


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido