Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa revela que 56% dos consumidores acreanos realizam compras por impulso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) realizou pesquisa com o objetivo de traçar o quadro da situação atual das famílias acrianas em relação ao orçamento doméstico. Foram entrevistadas 390 pessoas em 66 bairros de Rio Branco em novembro.


Dos que planejam os gastos familiares, a pesquisa aponta que geralmente 43% cumprem o plano de forma parcial, 21% seguem com rigidez e 25%, apesar de planejarem, não observam as metas. Apenas 11% não possuem qualquer planejamento.

Anúncios


Ainda 56% dos consumidores afirmam realizar compras por impulso, ou seja, não planejadas, e 44% dizem não fazer essa prática. A alimentação consome 65% do orçamento, seguida pela conta de aluguel (10%) e lazer e escola (11%, respectivamente).


Com relação ao cartão de crédito, 29% das famílias preferem utilizá-lo nas compras em supermercados, 21% em roupas, 17% em combustíveis e 4% em lazer. Somente 19% disseram não possuir cartão de crédito. O uso do cartão de crédito parcelado corresponde a 43% e 31% dão preferência aos pagamentos em parcela única.


Para 67% dos consumidores, o cartão de débito representa a forma de pagamento mais eficaz no mercado do varejo. Indagados sobre quando a renda não é suficiente para cobrir as despesas, 42% cortam os consumos considerados supérfluos e 16% recorrem à poupança/aplicação.


*Com informações da Fecomercio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido