Menu

Pesquisar
Close this search box.

Into realiza mutirão de cirurgias de prótese de joelho no Hospital das Clínicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Caio Fulgêncio (Assessoria Sesacre)


O Hospital das Clínicas do Acre (HC) recebeu a equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) em mais um mutirão de cirurgias de prótese de joelho e ligamento. Durante toda esta semana, 30 pacientes que aguardavam pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) puderam ser atendidos sem precisar se ausentar do estado.

Anúncios


O Hospital das Clínicas do Acre (HC) recebeu a equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) em mais um mutirão de cirurgias de prótese de joelho e ligamento (Foto: Assessoria Sesacre)


O Hospital das Clínicas do Acre (HC) recebeu a equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) emmais um mutirão de cirurgias de prótese de joelho e ligamento (Foto: Assessoria Sesacre)

Com uma equipe de 10 pessoas, incluindo médicos e enfermagem, é a terceira vez, apenas esse ano, que o Into realiza, em parceria com médicos do HC, mutirão de ortopedia. O projeto é chamado de Suporte e já realizou mais de 90 cirurgias só em 2012.


É o caso da dona Celsa de Andrade, 68, que foi submetida à cirurgia de prótese de joelho, necessária devido ao desgaste da articulação. “Eu achava que era reumatismo e não procurei o médico, achei que era algo normal”, disse. Dona Celsa se consultou em maio desse ano e estava esperando o momento de viajar para fazer a cirurgia fora do estado. “Poder fazer [a cirurgia] aqui é muito melhor, estar perto de casa, com a família podendo me dar os cuidados que preciso, é bem mais confortável. O atendimento tem sido muito bom”, conta a paciente.


 


A dona Celsa de Andrade, 68, foi submetida à cirurgia de prótese de joelho, necessária devido ao desgaste da articulação (Foto: Assessoria Sesacre)


A dona Celsa de Andrade, 68, foi submetida à cirurgia de prótese de joelho, necessária devido ao desgaste da articulação 

Segundo o médico ortopedista Gustavo Peçanha, da equipe do Into, ser operado aqui no estado é muito melhor para a recuperação do paciente. “Por ser uma cirurgia de alta complexidade, não precisar viajar é melhor para o paciente, porque aproxima a equipe dele, permitindo todo o acompanhamento necessário, o complemento ambulatorial”.


Desde 2003m o Into realiza esse trabalho no Acre, quando o governador Tião Viana ainda era senador e conseguiu a parceria. Na época, o Into vinha ao estado apenas duas vezes por ano. Agora, a equipe vem cinco vezes, quatro para a realização da implantação das próteses e uma para atender alguma demanda de urgência e emergência. A última visita do ano está agendada para novembro, desta vez para colocação de prótese de quadril. Para melhorar ainda mais esse serviço, está em construção uma unidade do instituto em Rio Branco, próximo ao HC. Rio Branco será a única cidade fora do Estado do Rio de Janeiro (sede do Into) a ter uma unidade do instituto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido