Menu

Pesquisar
Close this search box.

MEC divulga segunda lista de aprovados no Prouni

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta terça-feira (7), o resultado da segunda chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos). A lista com o nome dos estudantes selecionados para receber as bolsas está disponível no site do programa.


Os aprovados devem fazer a comprovação dos dados e a matrícula na instituição de ensino até o dia 15 deste mês.

Anúncios


Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, os candidatos que não foram pré-selecionados ou os que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda disponíveis.


As inscrições para participar do processo seletivo foram encerradas no dia 19 de janeiro com recorde de inscritos. Ao todo, 1.208.398 se cadastraram no programa. Como cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos, o número de inscrições chegou a 2.323.546.


São disputadas 195.030 bolsas de estudo, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições particulares de educação superior de todo o país.


Segundo levantamento feito pelo MEC, São Paulo foi o Estado com maior procura pelos alunos, com 211.431 inscritos. Em segundo lugar, Minas Gerais com 151.437. A Bahia está em terceiro lugar com 92.983 inscritos, seguida de Rio Grande do Sul, com 82.046, e Rio de Janeiro, com 73.534.


Quem participa

Para concorrer à bolsa, o candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.
As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%. Os indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a ações afirmativas, segundo a portaria.


Para a pré-seleção, a análise será feita da maior para a menor nota. Mas a vaga só estará garantida após participação e aprovação nas fases seguintes do processo. As instituições de ensino superior cadastradas deverão divulgar o número de bolsas para cada curso e turno oferecidos.


Fonte: G1


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido