O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (7) os ocupantes do primeiro escalão do ministério. Quatro das seis secretarias sofreram mudanças de comando. O ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) Amaro Pessoa Lins foi escolhido para ser o secretário de Educação Superior.
Ele ocupa o cargo de Luiz Claudio Costa, que assumiu a presidência do Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A secretaria de Educação Básica será comandada por César Callegari, integrante do Conselho Nacional de Educação. Ele substitui Maria do Pilar Lacerda.
O ex-governador do Acre Arnóbio Marques (PT), conhecido como Binho Marques, foi nomeado secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, em substituição a Carlos Abicalil.
Já a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica será comandada por Marco Antonio de Oliveira, ex-secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, permanece no cargo. “O secretário Paim tem dado contribuição imensa à política educacional do país”, disse o ministro Mercadante.
Também permanecem nos cargos o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Luís Fernando Massoneto, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Cláudia Dutra, e os presidentes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Dias de Freitas, e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães.
Transcrito do G1 – globo.com