Conecte-se agora

Requerimento de regime de urgência para o texto será votado nesta quarta-feira

Publicado

em

A Mesa Diretora do Senado adiou para esta quarta-feira (30) o requerimento da Comissão de Meio Ambiente (CMA) que solicita a tramitação em regime de urgência do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011), na forma do substitutivo de autoria dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT). Com isso, a votação em plenário do texto foi adiada.

Nesta terça-feira,29, em ato simbólico, Jorge Viana e Luiz Henrique  entregaram  ao presidente do Senado, José Sarney, os pareces aprovados pelas quatro comissões temáticas que examinaram a proposta.

Os líderes partidários já tinham fechado acordo para votação do projeto nesta quarta, 30, mas no final do dia, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou questão de ordem para argumentar que a votação do requerimento não obedeceria ao Regimento Interno do Senado, por não terem sido publicados os avulsos da matéria após sua aprovação pela CMA.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que coordenava os trabalhos, acolheu a argumentação de Randolfe, informando que o requerimento de urgência para votação do Código Florestal será lido e votado nesta quarta-feira.

O senador Jorge Viana, relator na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), agradeceu aos líderes partidários, à presidência da Casa e aos presidentes das comissões temáticas pelo apoio recebido e afirmou que a proposta é fruto de diálogo intenso dos senadores.

– Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil – disse o senador ressaltando que o projeto aprovado pela CMA na última quinta-feira (24) mantém a rigidez do código atual e contribui para reflorestar o país.

Objeto de grande polêmica e mobilização, o novo Código Florestal (PLC 30/11) busca conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento de atividades econômicas.

A votação do substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) foi concluída na última quinta-feira (24). Na ocasião, também foi aprovado requerimento de urgência. Depois de votado pelo Plenário, o projeto deverá retornar à Câmara, para que os deputados se pronunciem sobre as mudanças feitas pelos senadores.

(Assessoria/Agência Senado)

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Idoso que escapou da Covid-19 comemora aniversário em hospital

Publicado

em

Internado com Covid-19 desde o dia 19 no Hospital de Campanha de Rio Branco, o aposentado José Ambrosio de Lima Filho, completou 69 anos nesta quarta feira, 23, com direito a bolo e visita da família dentro da unidade hospitalar. Todos os protocolos sanitários foram seguidos pelos familiares e o paciente pôde interagir com parentes e equipe no aniversário.

“Tenho muito o que comemorar porque escapei da Covid e estou vivo. Agradeço a essa equipe maravilhosa, a minha família e a Deus por esse momento de alegria. Estou mais confiante agora que sairei daqui sem sequela para viver feliz ao lado da minha família”, citou emocionado.

O diretor do INTO e Hospital de campanha, médico Osvaldo Leal, destaca todo o trabalho em torno da recuperação dos pacientes. “Celebrar a vida de nossos pacientes tem se tornado um hábito de nossa equipe. Importante nestes momentos destacar a luta pela vida e o trabalho em torno da recuperação de nossos pacientes”, conclui o gestor.

Continuar lendo

Acre

Rio Branco amanhece sob forte nevoeiro; veja as fotos

Publicado

em

Diversos pontos na região central de Rio Branco amanheceram com uma forte neblina nesta quinta-feira (24). O fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, registrou algumas imagens.

Nas fotografias é possível constatar que os motociclistas devido a intensidade do nevoeiro tiveram que levantar a viseira de seus capacetes para tentar alguma visibilidade. Em outra imagem, uma parte da ponte Sebastião Dantas.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, o fenômeno é mais comum no inverno, mas aconteceu agora por haver bastante umidade na atmosfera.

Segundo o meteorologista, o tempo nesta quinta-feira (24) será de bom, sem chuvas, com baixa umidade do ar, que vai predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), em Mato Grosso, na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva).

Nas demais áreas do Amazonas, poderão ocorrer chuvas fortes, acompanhadas de raios. No Distrito Federal, em Goiás e na maior parte de Mato Grosso, tempo seco, com sol e poucas nuvens. Em Brasília, em Goiânia e nos arredores, a temperatura cai rapidamente durante a noite.

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas (PROIBIDA A REPRODUÇÃO)

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Continuar lendo

Acre

Mais de 72 mil estão aptos a tomar a segunda dose da vacina no Acre

Publicado

em

Ao menos 72.768 acreanos devem procurar os postos de saúde em todo o Estado para tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19.

O Acre aplicou até agora, de acordo com os dados que constam na plataforma do E-SUS Notifica, alimentada pelos municípios, cerca de 205.656 1ª doses, dessas já estão aptas a tomar a 2ª dose, explica o epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Lima: “conforme os critérios de tempo definidos pelo Ministério da Saúde, 116.989 pessoas, sendo que 44.221 pessoas já fizeram isso, ainda faltam 72.768”.

O Ministério da Saúde indicou que o último lote de vacinas enviados ao Acre, com 19.250 doses, é para essa finalidade -a de completar a imunização.

Continuar lendo

Acre

Após reunião, ExpoAcre deve ocorrer entre outubro e novembro deste ano

Publicado

em

A secretária Estadual de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, revelou nas redes sociais que esteve reunida com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) para definir as tratativas de realização da ExpoAcre 2021. Além disso, existe a possibilidade do governo promover a tradicional Cavalgada.

Sinhasique destacou que o governo estuda a possibilidade da realização da feira agropecuária entre os meses de outubro e novembro. Segundo a gestora, a realização da maior feira do Acre deve levar em conta o avanço da vacinação. “Começamos as tratativas que levam em conta a vacinação que está avançando rapidamente, as adequações sanitárias, o clima e o tempo, as estruturações que precisam ser readequadas para essa realidade, a data, os shows, as reformas e inscrições de participantes”, declarou.

Sinhasique ressaltou que a partir de agora terá muito trabalho pela frente. “Com responsabilidade, trabalhos em conjunto e todas as medidas que precisam ser adotadas vamos fazer a retomada da economia e da vida no Acre”, explicou.

A tradicional feira ocorre anualmente na segunda quinzena de julho, no entanto, a última ExpoAcre ocorreu em 2019, pois em 2020 o evento foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.

A festa é a maior no campo do agronegócio no estado. Em 2019, durante nove dias, a ExpoAcre movimentou mais de R$ 74 milhões e atraiu mais de 200 mil pessoas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas