O médico nutrólogo e cirurgião-geral Nonato Anute falou sobre os benefícios da adoção de hábitos saudáveis e da prática regular de atividades físicas em entrevista ao programa Médico 24 Horas, apresentado pelo médico Fabrício Lemos, no ac24horas desta segunda-feira (11).
Nonato contou que a decisão de se especializar em Nutrologia nasceu inicialmente da vontade de provocar mudanças em sua própria vida. “Eu não fiz nutrologia pensando em atuar como profissional, eu fiz nutrologia pensando em autoconhecimento mesmo, aplicar isso na minha vida”, revelou.
Ele lembrou que a inspiração para mudar veio ao perceber muitos idosos ativos durante uma viagem. Na época, pesava 94 quilos, mas sua composição corporal era predominantemente gordura. “Hoje eu peso 20 quilos a mais e não tenho mais aquela composição corporal”, explicou.
O médico destacou que cuidar da saúde é um processo contínuo. “Nosso corpo é um templo, que precisa ser cuidado, limpo e arrumado. Quando ele está bem cuidado, tudo vai bem; mas quando não está, surgem problemas como depressão e insônia, muitas vezes ligados à alimentação inadequada e à falta de exercícios”, afirmou.
Sobre o tempo para transformar o corpo, Nonato comentou que varia conforme a porcentagem de gordura corporal. “Se a pessoa tem muito peso para perder, o processo é mais lento, mas se tem menos gordura, a transformação pode acontecer em poucos meses”, explicou.
Ele também falou sobre os avanços no uso de medicamentos para emagrecimento, e a importância de fazer o uso correto deles.
“Antigamente, a bariátrica era a única opção. Hoje, as chamadas ‘canetas’ estão ganhando espaço, mas é preciso cuidado, pois não existe almoço grátis”, alertou.
Assista à entrevista:
