Menu

Acre tem emergência fitossanitária prorrogada contra praga do cacau

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou, por mais um ano, a vigência da emergência fitossanitária nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia devido ao risco iminente de introdução da praga quarentenária Moniliophthora roreri, fungo altamente destrutivo que afeta plantações de cacau.


A decisão foi oficializada por meio da Portaria MAPA nº 818, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 23, e entrará em vigor no dia 5 de agosto de 2025. Esta é a quarta prorrogação consecutiva da medida desde que a ameaça foi identificada pela primeira vez em 2021.


A emergência fitossanitária permite que o governo federal e os estados adotem medidas excepcionais e rápidas para prevenir a entrada e disseminação da praga, que ainda não foi registrada no Brasil, mas já causa grandes prejuízos em países vizinhos da América Latina. A Moniliophthora roreri é causadora da chamada “monilíase do cacaueiro”, doença que ataca os frutos e pode comprometer até 90% da produção de cacau em regiões infestadas.

Anúncio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress