Ryan (L7nnon) receberá uma boa notícia em Dona de Mim. Ele descobrirá que pode ter sua pena reduzida e sair da cadeia antes do previsto. Mas o novo advogado que cuidará do caso dará duas condições para conseguir soltá-lo: o rapaz precisará ter residência fixa e uma proposta de emprego.
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do final do capítulo desta quinta (15) na novela das sete da Globo, o advogado Yuri (Jean Paulo Campos) chegará para uma reunião na cadeia com Ryan. O personagem surgiu em Vai na Fé (2023) e aparecerá em Dona de Mim já formado, trabalhando como defensor público.
Ryan debochará do profissional: “Tanto tempo esperando um advogado… Quando o ‘doutor’ se formou? Semana passada?”, perguntará. “Há tempo suficiente para analisar seu caso e ver que já passou da hora de você ter uma progressão de pena”, declarará Yuri.
O detento se empolgará. “Só me diz uma coisa, doutor. Eu vou poder ver meu filho?”, questionará. “Vamos tirar você daqui”, prometerá Yuri. Ele então dirá que Ryan já podia ter entrado com pedido de progressão de pena faz tempo.
“A gente fica esquecido aqui. O senhor vai me ajudar mesmo, doutor?”, perguntará Ryan, já em cenas do capítulo de sexta (16). “Pode ter certeza que vou fazer o possível. Sabe, ouvi na faculdade dizerem que o sistema penal é uma máquina de moer carne. E carne negra. Foi por isso que me tornei defensor público. Mas você precisa fazer sua parte”, avisará o advogado.
Ele então apresentará as condições para que Ryan consiga sair da cadeia. “Pra dar entrada no pedido de progressão de pena, precisamos de uma declaração de acolhimento. É um documento assinado por um familiar que se responsabiliza por abrigar você em casa”, dirá.
“Meu único parente vivo é meu irmão caçula”, o personagem de L7nnon comentará. “Ele tem endereço fixo? Se ele trouxer um atestado de residência e uma proposta de trabalho, por escrito, tudo isso ajuda. Outra coisa: foge de confusão! Vamos tirar você daqui”, Yuri prometerá.
Ryan então pedirá para Lucas (Pedro Henrique Ferreira) o atestado de residência e a proposta de trabalho, mas ambas as exigências serão complicadas. Afinal, o próprio irmão não terá onde morar. Ele e Marlon (Humberto Morais) pedirão ajuda aos amigos na vizinhança para ver se alguém aceita abrigar e empregar Ryan, porém ninguém topará.
Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes.