Menu

Grupo teatral Estrela Altaneira encerra turnê na Região Norte

Fotos: Marcelo Dagnoni
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Espaço do Tapiri, em Porto Velho (RO), foi o palco escolhido para a apresentação a peça teatral, Vozes do Interior, do grupo acreano de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira, nesse fim de semana (dias 7 e 8 de dezembro). A Apresentação marcou o encerramento da turnê do grupo na Região Norte.

A peça, inspirada nas histórias, seres do cotidiano e modo de viver das comunidades ribeirinhas, extrativistas, indígenas do interior do Acre, convida o espectador a navegar com o casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro, em uma jornada pelos rios do Acre, à procura de Chica Brejeira, mãe de Chiquinha.

Anúncio

“Assistir essa peça foi um encantamento. Primeiro pela pesquisa que o grupo trouxe pra gente, das histórias do interior, a coisa do ‘fuxico’, a sutileza dos objetos usados em cena, as histórias contadas durante a travessia nos rios, tocou meu interior, foi assim mesmo um presente”, avaliou Selma Pavanelli, atriz e produtora cultural rondoniense.

A proposta de criação da peça Vozes do Interior surgiu da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas do psicólogo, ator, produtor e diretor teatral Thales Vasconcelos. O tema propõe a criação de personagens com base em características das culturas acreanas.

Antes da apresentação em Porto Velho, o Estrela Altaneira esteve na Serra do Divisor e Aldeia Isã, na Terra Indígena Nukini, para apresentar o resultado do projeto às comunidades que inspiraram a criação da peça. “A gente vê a nossa realidade, traz muita recordação, dos nossos antepassados, e que a gente ainda vive hoje. Um trabalho que a gente ficou feliz, se emocionou muito”, revelou Agimiro Magalhães, o Miro, morador da serra do Divisor, uma das localidades fonte de inspiração para a criação da peça.

Fotos: Marcelo Dagnoni

Em Manaus, no Amazonas, o espetáculo reuniu o público do Teatro Barravento. Em Rio Branco, as apresentações que abriram a temporada 2024 reuniram crianças, jovens, adultos no Teatro de Arena do Sesc. Ao final da temporada, Thales Vasconcelos falou sobre os desafios para a realização do projeto. “Foi bem desafiador, em diversos aspectos. A gente precisou navegar muito tempo de barco, passar um bom tempo dentro de ônibus, ouvimos muitas histórias e conseguimos montar uma peça que cabe em duas malas, exatamente pensando nos desafios de se deslocar pela Região Norte, o que às vezes não é tão fácil. Foi um trabalho que nos deixou fisicamente desgastados, para realizá-lo, mas sentimentalmente, espiritualmente, gratificados, por poder estar em três comunidades tradicionais, em três capitais da região Norte, isso pra nós é muito simbólico.”

Financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Funarte pelo Edital Funarte Retomada 2023 – Teatro, o projeto contou com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio (SESC/AC), Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, da Fundação de Cultura Elias Mansour – FEM e do Museu dos Povos Acreanos e do grupo rondoniense Teatro Ruante – Imaginário.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.