O Comitê Chico Mendes organizou uma série de eventos durante a Semana Chico Mendes 2024, para celebrar o 80º aniversário do seringueiro, sindicalista e socioambientalista assassinado em 22 de dezembro de 1988.
Com o tema “Chico 80 Anos: A Luta Continua”, a programação, ocorrerá entre 15 e 22 de dezembro em Xapuri e Rio Branco, no Acre.
Chico Mendes é conhecido pela luta pela Amazônia e símbolo de resistência e justiça social para o mundo. O evento, segundo os organizadores, vai receber centenas de pessoas no coração da Amazônia.
Inspirados pelo exemplo de Chico Mendes, a Semana Chico Mendes 2024 busca mobilizar jovens, lideranças, ambientalistas e a comunidade para refletir sobre os rumos da Amazônia e do planeta.
Programação
A partir do dia 15 de dezembro, as atividades em Xapuri incluem o credenciamento dos participantes e a abertura oficial da Semana Chico Mendes, que também celebra a economia local com a Feira da Economia Solidária, de 15 a 17 de dezembro.
Neste mesmo dia, a Copa Chico Mendes reúne a comunidade no tradicional torneio de futebol.
Exibição do filme de realidade virtual “Amazônia Viva”, da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI), que apresenta uma nova forma de imersão na floresta e seus desafios.
Prêmio Chico Mendes de Resistência. Com o objetivo de homenagear aqueles que se destacam na luta pela preservação ambiental e defesa dos direitos dos povos da floresta, o prêmio reconhece ativistas, líderes comunitários e organizações que continuam a trabalhar em prol das causas defendidas por Chico.
No dia 16 tem Caminhada Solene até o túmulo de Chico Mendes, partindo de sua casa. A comunidade se reúne em um ato simbólico de memória, seguido de um café da manhã regional no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
No mesmo dia, o Seminário “Memória e Legado” apresenta o documentário de mesmo nome, celebrando os 80 anos de Chico Mendes e abordando a importância de seu trabalho para o movimento socioambiental no Brasil.
Em continuidade, ocorre a mesa de debate sobre as juventudes e o legado de Chico, com um episódio da websérie “Empate pela Amazônia de Pé” e a simulação de uma negociação da COP.
Após o encontro em Xapuri, a programação segue para Rio Branco, onde as atividades se encerram com uma série de mobilizações culturais e educativas, como o encontro “Fé e Clima”, no dia 15 – data importante, que marca o nascimento de dois grandes mestres acreanos, Chico Mendes e Mestre Irineu.
“Samba pelo Clima”, no dia 20 de dezembro.
O encerramento simbólico da Semana Chico Mendes acontece em 22 de dezembro com a atividade “Legado de Luz”.