Cristina Pereira revelou que sofreu abuso quando tinha 12 anos. A atriz de Família É Tudo tinha receio de expor o crime e, durante 62 anos, guardou segredo e nunca falou publicamente sobre o assunto. Ela desabafou após assistir a uma cena de um crime sexual no filme O Clube das Mulheres de Negócios, exibido no Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul.
A artista ficou tocada com o tema que é debatido na obra. “Cheguei no colégio com o uniforme aberto, e ninguém se preocupou, só queriam saber por que eu estava chegando atrasada”, declarou ela, com a voz embargada.
“Quando o Candinho [Rafael Vitti] chora, sou eu que choro, e são muitas meninas de 12 anos, como aquela menina que estava a caminho do colégio e mataram aquela menina”, acrescentou a intérprete.
Cristina refletiu sobre os crimes infantis que são veiculados na mídia brasileira e opinou que aulas de educação sexual nas escolas seriam benéficas. “É a primeira vez que falo publicamente sobre isso. Aconteceu comigo, mas está acontecendo com muitas meninas. Estava entrando na puberdade, nem tinha ficado menstruada”, relembrou a veterana.
“Eu não sabia nada sobre sexo, não sabia o que aquele homem tinha feito comigo, uma coisa horrível. Na minha época, não tinha educação sexual nas escolas. E essa turma do boi, da Bíblia e da bala não quer que as crianças saibam”, chorou a atriz.
A conversa aconteceu após a exibição do filme e contou com jornalistas e convidados. A diretora Anna Muylaert precisou interromper o desabafo após Cristina Pereira ficar muito emocionada e não conseguir prosseguir com a fala. As atrizes Louise Cardoso, Maria Bopp, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas e Polly Marinho também apoiaram Cristina.
[Alerta de gatilho: O vídeo a seguir pode conter informações sensíveis a sobreviventes de abuso sexual]
Veja abaixo o relato da atriz de Família É Tudo: