Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisadora do Acre está entre os eleitos para a Academia Brasileira de Ciências

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A professora do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC), localizado em Cruzeiro do Sul, Sonaira Souza da Silva, está na lista de pesquisadores eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ela faz parte do grupo de membros afiliados da entidade na Região Norte.


Junto com ela estão: Aurora Miho Yanai Nascimento, da área de Ciências Biológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA; Karen Janones da Rocha, de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pedro Tupã Pandava Aum e Verônica Scarpini Candido, ambos de Ciências da Engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Anúncios


O resultado da eleição para membros titulares, correspondentes e afiliados foi divulgado pela Diretoria da ABC após Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 4 de dezembro. Em comunicado, a ABC destacou que em 2023 as mulheres são maioria entre os titulares eleitos, com 60% de aprovação.


“Essa proporção reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica, que cada vez mais se reflete nos quadros da Academia Brasileira de Ciências. Entre os membros afiliados, a equidade também foi atingida, com 50%”, disse a Associação Brasileira de Ciências.


A posse dos novos membros se dará mediante a concordância do termo de aceite, em duas maneiras: membros titulares e correspondentes receberão os diplomas durante a Reunião Magna da ABC, que será realizada em maio de 2024 no Rio de Janeiro, e as cerimônias de diplomação dos membros afiliados ocorrerão associadas a simpósios científicos regionais.


Sonaira é engenheira agrônoma e Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre e doutora em Ciências Florestais Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.


“É uma grande honra ser eleita como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, oportunidade de contribuir com as discussões sobre o fortalecimento da ciência na região norte.
É a primeira vez que uma pesquisadora de instituição acreana é eleita desde a criação da categoria em 2007”, disse a pesquisadora ao ac24horas.


De acordo com a pesquisadora acreana, o objetivo da ABC é incluir jovens pesquisadores promissores das seis regiões do Brasil (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul).


“Essa conquista ressalta a importância das pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Acre. Minhas pesquisas têm buscado compreender os padrões das queimadas e incêndios florestais no Acre e suas relações com o clima, desmatamento e degradação da floresta”, acrescentou.


Além de professora da Universidade Federal do Acre, Sonaira é pesquisadora entusiasta da aplicação de sensoriamento remoto e geoprocessamento para entender os padrões da cobertura do solo no Estado do Acre. Sua principal linha de pesquisa é o fogo na Amazônia Sul Ocidental.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido