Menu

Pesquisar
Close this search box.

É preciso valorar a árvore em pé, defende Socorro Neri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista esta semana, ao Programa Expressão Nacional ,da TV Câmara , que teve como tema COP 28; Papel do Legislativo e contou com a participação dos deputados Nilton Tatoo, Zé Silva e Sidney Leite, a deputada Socorro Neri(PP)reiterou sua posição ferrenha em defesa do desenvolvimento sustentável da Amazônia que garanta vida digna para quem mora na região.


Segundo a deputada, não adianta pensar somente em proibir o desmatamento sem valorar, de fato, a manutenção da arvore em pé. ”É preciso ter um ativo econômico para garantir investimento em tecnologia, em novas alternativas de desenvolvimento sustentável que garanta bem estar às populações vulneráveis atingidas” .

Anúncios


Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa , vice-presidente da Comissão Mista Sobre Mudanças Climáticas, titular da Comissão do Meio Ambiente e autora de audiências públicas acerca de questões climáticas, ,Neri salientou que o mercado de carbono traz a possibilidade de frear o desmatamento por ser um ativo econômico, “à medida que transforma em crédito a manutenção da floresta em pé”.


Para a parlamentar, é preciso garantir que o mercado de carbono não seja apenas um ativo econômico, mas também uma contribuição grande para a redução do desmatamento, assegurando transparência e repartição justa para atender as comunidades interessadas como ribeirinhos, povos indígenas e demais envolvidos.


Resultados da CPO 28


De acordo com a deputada, o desejado era que o texto final da COP:28 saísse num acordo muito claro entre os 195 países integrantes estabelecendo a eliminação do uso dos combustíveis fósseis até 2050,o que não ocorreu.”Mas houve avanço, já que o texto final apontou pela primeira vez que é preciso fazer a transição energética ”.A parlamentar reiterou, no entanto, que no estágio em que chegamos não dá mais para adiar o assunto. ”É preciso ter metas, de fato, para eliminar o uso de combustíveis fósseis”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido