Menu

Gladson: guinada histórica na política ambiental!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diferente do frenesi das eleições de 2018, quando o desmatamento predatório era opção econômica para o Acre na esteira do modelo de desenvolvimento bolsonarista, o governador Gladson Cameli (PROGRESSISTA) redirecionou a política ambiental para a vocação histórica da região: O desenvolvimento agroflorestal autossustentável.


A COP 28 representa um marco importante nessa retomada. Modelo teórico idealizado pelo PT,  na prática, insuficiente, volta de forma inteligente e pragmática. A Reserva Chico Mendes, por exemplo, nos anos dourados da FPA, promoveu mais desmatamento do que algumas fazendas acusadas de crime ambiental. A Reserva Extrativista Santa Quitéria, no Alto Acre, é outro desastre. Porém, nem tudo foi um fiasco. Em algumas comunidades o extrativismo e a exploração de madeira seletiva funcionou.


Com a virada de mesa, o Acre de Gladson Cameli tem feito parcerias com órgãos ambientais do governo federal e entidades internacionais reduzindo o desmatamento e as queimadas. O crédito carbono é a grande meta para crescer a região que ainda sofre com a pobreza e a miséria nas cidades, campos e florestas. As mudanças climáticas forçaram o surgimento dessa nova realidade nas terras de Galvez.


“Seja o verdadeiro amigo do seu amigo. Devolva presente por presente. Retribua o riso com o riso novamente, mas a traição com a traição”. (Provérbio Viking)


. A deputada federal Socorro Neri (PROGRESSISTA) combateu o bom combate na COP 28 elevando o debate e apresentando soluções viáveis ao fim dos desmatamentos e queimadas.


. Aliás, o governo do Acre afinou a viola com o governo de Luís Inácio Lula da Silva em vários segmentos como Segurança, Saúde, Educação, Moradias, Rodovias e Meio Ambiente;


. Cultura, também!


. Ao menos o diretor de esportes do Acre, Ney Amorim, promoveu a primeira coisa que o nosso Carlão não conseguiu fazer.


. Não subestimem a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) numa briga com quem quer que seja.


. Algo a dizer, Macunaíma?!


. “Que a paz esteja com todos”!


. E sobre a Ptolomeu, algo a declarar?


. “Nada novo no front que justifique a remoção do general do campo de batalha…, traduzindo para o popular: deixa o homem trabalhar”!


. Vermelho ou azul, Macunaíma?


. “Azul, claro! Caprichoso!


. Estou falando do papai Noel do prefeito Bocalom, azul ou vermelho rapaz?


. “Dá para ser rosa, ao menos acaba com a briga”!


. Deixa prá lá!


. O prefeito Mazinho Serafim (Podemos) está preparando cem mil mudas de café a serem plantados em Sena Madureira;


. Ele entende que a mudança de vida de qualquer pessoa passa pela transformação de sua base econômica.


. A deputada federal Meire Serafim (União Brasil), muito simples e discreta, é o suporte em Brasília para os programas de Mazinho na região do Iaco.


. “Um bom prefeito”!


. Sem dúvidas!


. Bom dia!