Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre não tem casos de gripe H3N2, informa Secretaria de Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diversas cidades do Acre vivem atualmente em estado de superlotação em decorrência do aumento de casos de síndromes gripais. No entanto, o estado segue sem confirmar nenhuma caso da variante influenza H3N2, como vem ocorrendo no restante do país.


A secretaria estadual de saúde informou que na última semana foram atendidas 453 pessoas com suspeita de gripe, mais do que o dobro em relação à semana anterior.

Anúncios


Também não há registros de óbitos e nem de internação por influenza no Acre, porém, um aumento de atendimentos ambulatoriais, não apenas no pronto-socorro, mas também nas UPAs e nas unidades de referência em atenção primária (Uraps).


A Sesacre informa que “se o paciente estiver imunizado contra a influenza, vai apresentar sintomas leves”.


A recomendação é procurar as unidades básicas de saúde (UBS) ao apresentar sintomas leves, e as unidade de pronto atendimento (UPAs) e pronto-socorro somente quando apresentar sintomas mais graves da doença.


O Acre possui três unidades-sentinelas para síndrome gripal (SG): a UPA do 2° Distrito, em Rio Branco; o Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia; e a Unidade Básica de Saúde Adalberto Sena; referências no atendimento à síndrome respiratória Aguda grave (Srag).


Essas unidades enviam as amostras coletadas em testes de swab ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, onde são analisadas e testadas. Até o momento, não há casos positivos da H3N2 no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido