Conecte-se agora

Apoiada pelo marido, mais uma candidata registra denúncia contra diretor da Santa Casa

Candidata diz ter abandonado curso e treinamento após receber mensagens duvidosas pelo WhatsApp

Publicado

em

Uma segunda denúncia de assédio sexual foi registrada na manhã dessa quarta-feira, 21, contra o apóstolo e diretor de Relacionamentos Institucionais da Santa Casa de Rio Branco, José Ildson Viana Barbosa, de 49 anos. A profissional que também decidiu relatar o suposto assédio em Boletim de Ocorrências na Delegacia da Mulher é biomédica, de 36 anos, e contou ao ac24horas ter recebido apoio do marido para formalizar a denúncia, logo após tomar conhecimento da primeira acusação.

LEIA TAMBÉM: >>>Diretor da Santa Casa é denunciado por assédio ao pedir “massagem” em entrevista de emprego

 >>>Chefão da Santa Casa desconfia de denúncia e descarta sindicância contra diretor acusado de assédio

>>>Cristão e bolsonarista, acusado de assédio recebe R$ 14 mil como assessor de Mailza

Ela integrava o grupo com cerca de 150 profissionais da saúde (biomédicos, enfermeiros e técnicos em laboratório) que se colocaram à disposição para disputar um posto de trabalho que havia sido divulgado com o número pessoal de José Ildson. Apesar de receosa, a segunda denunciante criou coragem de expor o caso após outras mulheres do mesmo grupo terem relatado situações parecidas.

“Minhas colegas que estavam fazendo esse curso junto comigo já haviam relatado algumas formas diferentes no modo dele conversar no privado [whatsapp] com cada uma. E eu já fiquei desconfiada por conta disso”, afirmou à reportagem. Segundo a biomédica, a ideia propagada pelo representante da Santa Casa era de que os candidatos montassem um ponto para coleta de exames na própria casa ou em outro local. Antes disso, passariam por cursos e treinamentos específicos.

“Ele [José Ildson] se aproveitou dessa oportunidade de estar na casa da pessoa para poder fazer isso. Uma das colegas, que já disse que não irá denunciá-lo para não se envolver em confusão, contou que ficou surpresa com a visita dele porque ela já havia informado que na casa dela não tinha possibilidade de montar ponto de coleta, por morar em apartamento alugado”, destaca a profissional, alertando que, mesmo assim, o diretor teria aparecido de surpresa na residência da mulher.

Novo pedido de massagem

Assim como relatado pela primeira denunciante, esta conta que após o apóstolo chegar de surpresa na casa da colega, ele teria avistado uma maca, pois a mesma também exerce trabalho com extensão de cílios. “Ela me disse que ele viu a maca e perguntou se ela trabalhava com massagem. Ela disse que não. A partir daí, ele disse que era fisioterapeuta e que se fizesse uma massagem nela, ela não iria esquecer”, detalha a mulher.

A segunda pessoa a registar um Boletim contra o acusado disse que quando Ildson lhe enviou mensagem pelo celular, já estava sabendo da situação que estava ocorrendo com as outras colegas. “Há duas semanas ele me mandou uma foto que todos nós tiramos, creio que para divulgação. Eu agradeci a foto e ele me elogiou, dizendo que a foto tinha ficado linda e que eu tinha um sorriso lindo. Agradeci novamente e ele disse: ‘é mérito seu’. Isso foi na sexta-feira. No domingo, pela manhã, ele mandou o emoji de uma rosa, que enviou também para várias meninas”, assegura.

Já na quinta-feira, dia 15, a mulher garantiu que o diretor lhe enviou uma mensagem perguntando se ela estava em casa. “Eu disse que não, pois estava no Centro da cidade. Ele perguntou se eu estava com meu marido e eu disse que não, que estava com minha tia e meus primos. Aí ele disse: ‘ah tá, porque se você estivesse só, iria lhe chamar para almoçar. Aí eu disse que tinha entendido”, conta.

Ela acredita que José Ildson tenha percebido que a mesma não gostou da mensagem que recebeu. “Aí ele mandou outra [mensagem] como se quisesse se retratar, dizendo que [o almoço] seria para falar sobre o meu ponto de coleta. Mas o que havia sido acertado é que a visitação seria na casa dos candidatos e não resolvido em nenhum almoço pessoal”, destaca. Após esse episódio, a biomédica afirma ter saído do grupo e abandonado o treinamento. “Saí por conta disso”.

De acordo com ela, depois de ter saído do grupo de mensagens, Ildson teria lhe abordado pelo privado com uma conversa bem diferente, chamando-a de senhora. “Ele disse: ‘o que houve que a senhora saiu do grupo? A senhora estava tão motivada. Mas eu não respondi a realidade, só disse que o projeto não iria dar certo pra mim. Mas falei para o meu marido que eu não iria mais participar porque estava acontecendo isso comigo e outras colegas”.

O depoimento prestado por ela à escrivã na delegacia demorou cerca de 1h30. A mulher garante ter pelo menos mais três colegas que teriam vivenciado situação semelhante com o diretor. “Eu conversei com elas e disseram que não vão denunciar. A pessoa [o apóstolo] se aproveita da fragilidade, pelo fato de a candidata já ter terminado a faculdade e não ter tido uma oportunidade de trabalho. Eu mesma só fui participar porque no anúncio dizia que não precisava de experiência”, lamenta.

Ao ac24horas, o diretor da Santa Casa afirmou nessa quarta (21) não ter conhecimento da primeira denúncia e que pedir massagem durante entrevista de emprego não faz parte de sua conduta. Ontem, ele informou que não fora intimado.

Cotidiano

Caravana da Vacinação amplia pontos de imunização contra Covid-19 no interior do Acre

Publicado

em

As unidades do Instituto Federal do Acre (Ifac) darão apoio às Caravanas de Vacinação realizadas pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

A proposta de parceria foi formalizada pelos representantes do Ifac e do Programa Estadual de Vacinação. As Caravanas de Vacinação têm como objetivo atualizar a situação vacinal das crianças, adolescentes, adultos e idosos, tanto as vacinas de rotina quanto as campanhas urgentes, principalmente contra a Covid-19.

A meta final é garantir com que as pessoas recebam as doses da vacina contra Covid-19.

A parceria do Ifac com a Sesacre inclui a utilização da infraestrutura dos câmpus da instituição nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Cruzeiro do Sul, em uma ação conjunta com as secretarias municipais daqueles municípios, além de uma ampla campanha de divulgação do calendário das caravanas.

Continuar lendo

Cotidiano

Prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil termina nesta sexta-feira

Publicado

em

O período de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 se encerra nesta sexta-feira (30).

Os estudantes interessados em pleitear uma bolsa no Financiamento terão até as 23 horas e 59 minutos de hoje para efetuarem a inscrição.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no Financiamento este ano. Também são pré-requisitos para validar a participação: a obtenção de nota média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Com o fim do período de inscrição, o Fies avança nos processos definidos pelo cronograma do Financiamento. Na próxima terça-feira (3), será divulgada a lista dos candidatos pré-selecionados em chamada única. Logo em seguida, terá início o prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, começando no dia 4 e terminará no dia 6 de agosto.

Continuar lendo

Cotidiano

Provas do Encceja serão aplicadas dia 29 de agosto em dois turnos, informa Inep

Publicado

em

A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 ocorrerá no dia 29 de agosto.

As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e da tarde, nos horários de 9h a 13h e de 15h30 a 20h30. Ao todo, são 1.630.046 participantes confirmados para o exame, sendo que 301.438 buscam a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608, para o ensino médio.

O exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante será avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia. No caso do ensino médio, serão verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Continuar lendo

Cotidiano

Publicada lei federal incluindo crianças e adolescentes no programa de vacinação

Publicado

em

O governo federal publicou nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União a lei 14.190, que altera a Lei nº 14.124, de 10 de março de 2021, para determinar a inclusão como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes, bem como de crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade.

Segundo a nova lei, as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade, independentemente da idade dos lactentes, serão incluídas como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

As crianças e os adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade serão incluídos como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, nos termos do regulamento, conforme se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos.

Veja mais aqui: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.190-de-29-de-julho-de-2021-335402734

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas