Conecte-se agora

Casa Souza Araújo pode fechar no Acre por falta de apoio do governo

Publicado

em

A casa de acolhida Souza Araújo corre o risco de fechar as portas e deixar dezenas de hansenianos e ex-hansenianos sem abrigo em Rio Branco. O alerta foi dado em entrevista ao videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, que teve autorização para entrar na no local de acolhimento e conversar com internos.

Os 25 internos já estão cientes de que a qualquer momento receberão a notícia ruim. Dona Adelaide, de 82 anos, confirma os maus dias na casa e sente a falta de iniciativa do governo, que segundo ela, não se importa com os pobres.

O padre Jairo Coelho, que administra a parte financeira da entidade, confirma que faz seguidos empréstimos para conseguir honrar com o pagamento dos funcionários.

Por dia, a casa de Abrigo Souza Araújo oferece mais de 160 refeições.

Veja o vídeo:

video

Kennedy Santos

Seca faz moradores da Zona Rural dividirem água com animais

Publicado

em

Poços secos e pouca chuva. É assim que moradores da zona rural de Rio Branco estão vivendo ultimamente neste período de estiagem. No auge do verão, eles praticamente pedem socorro. As cenas são tristes de famílias sem água tratada na comunidade Manoel Marques, distante 14 quilômetros da capital, pela Transacreana.

Por isso, um projeto de distribuição de água potável coordenado pela Defesa Civil de Rio Branco, vem atuando no local. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até lá para mostrar como essa distribuição vem ocorrendo a fim de salvar as comunidades da seca.

No verão, a região é uma das mais castigadas pela falta de água. Os açudes estão sem água, e em alguns poucos, imprópria para o consumo humano.

O drama é parcialmente resolvido quando caminhões pipas enchem as caixas com água potável. “É dessa forma todos os dias, uma benção ter esse serviço aqui”, disse dona Francisca Gurgel.

Conheça histórias de vida de alguns dos moradores, como a dona de casa Evailda Feitosa, que faz verdadeiro malabarismo para dividir a água com bois e vacas da fazenda ao lado da casa onde mora.

Assista ao vídeo:

video

Continuar lendo

Acre

A história de superação de Davi

Publicado

em

Um apelo de mãe levou o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, até a Vila Campinas, onde em uma pequena casa alugada, mora uma criança com doença grave, e que até 1 ano de idade morou no hospital.

Da mãe Maria Cristiane, Luiz Davi recebe carinho, atenção e cuidados, mas não é o suficiente para não sentir dor e nem sofrer consequências graves de um parto prematuro.

Sem dinheiro, a mãe pede ajuda para melhorar a renda trabalhando de casa, já que ela não pode se ausentar da criança nem mesmo por poucos segundos.

Com pouca mobilidade, Davi nasceu em uma família pobre, reagindo de maneira lenta ao tratamento, que ao que tudo indica será até o fim da vida.

ASSISTA O VÍDEO NA INTEGRA: 

video

Continuar lendo

Kennedy Santos

Cerca de 800 famílias atendidas em mutirão de assistência na comunidade Nova Aldeia

Publicado

em

Nessa semana a comunidade rural Nova Aldeia, situada no ramal da Limeira, em Senador Guiomard, foi protagonista no quesito de ações de saúde. Uma série de serviços de primeira necessidade foi oferecida aos moradores do local. Atendimento à saúde, educação, assistência social e meio ambiente e apoio jurídico, tudo no mesmo espaço e a disposição que quisesse.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou o resultado do trabalho dos agentes de saúde que chegaram a andar até 20 quilômetros para anunciar serviço público aos moradores da comunidade.

A coordenação e organização do prefeitura na Comunidade, nome do projeto, foi da prefeitura de Senador Guiomard, que prometeu pelo menos uma vez por mês levar toda estrutura da prefeitura às localidades mais distantes, onde os moradores têm poucas oportunidades de saírem de suas casas.

O atendimento começou às 8h da manhã e só parou no fim da tarde deste sábado.

Assista ao vídeo e compartilhe:

video

Continuar lendo

Kennedy Santos

A luta diária dos professores acreanos para levar educação às crianças da zona rural

Publicado

em

As aulas da rede pública do Acre estão suspensas desde o mês de março de 2020, quando foram confirmados os primeiros casos de Covid-19. Para garantir o ano letivo, as aulas passaram a ser on-line e as escolas disponibilizam o material nas instituições, mas e aqueles alunos da zona rural que não têm acesso à internet para acompanhar os estudos pela web ou têm dificuldades para sair de casa e buscar as atividades nas escolas?

Para não deixar esses estudantes prejudicados, as Prefeituras e Estado abraçaram o programa “Caminhos da Educação do Campo”.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou a rotina de duas professoras do programa “Caminhos da Educação no Campo”, Cristiane Rodrigues e Kriss Oliveira, que percorrem os ramais do Acre em busca de dar aulas aos seus respectivos alunos.

Utilizando suas motos andam bastante para levar o conhecimento e mudar as futuras gerações.  Para fazer visitar os alunos, as professoras enfrentam além do calor, as más condições das estradas de terra. Apesar do trajeto cansativo, a professora Cristiane Rodrigues, afirmou que todo o caminho compensa, já que o brilho dos alunos em aprender é valioso.

Assista e compartilhe:

video

 

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados