Conecte-se agora

Ícaro deve chegar a Rio Branco via BR-364, com possibilidade de se entregar nesse domingo

Publicado

em

As informações que chegaram à equipe do ac24horas que se encontra no Aeroporto Internacional de Rio Branco neste sábado, 15, apontam que, para despistar curiosos e a imprensa local, o fisioterapeuta Ícaro José da Silva Pinto, de 33 anos, acusado de atropelar e matar a jovem Jonhliane Paiva de Souza, estaria, de fato, vindo para Rio Branco via BR-364, de carro, após ter desembarcado em Porto Velho (Rondônia).

Na manhã de hoje, uma intensa movimentação de policiais civis estava à espera de Ícaro no aeroporto, inclusive com o mandado de prisão nas mãos. No entanto, um gerente de operações de companhia aérea relatou que Ícaro desembarcou mesmo na capital vizinha para só então se deslocar para o Acre.

Ao ac24horas, o advogado de Ícaro, o criminalista Sanderson Moura, informou que “no momento certo ele irá se entregar”. Informações de conhecidos, vazadas à imprensa, apontam que há possibilidade de o acusado se entregar na manhã desse domino, 16, à polícia.

Anúncios

Na rede

Cinco municípios do Vale do Juruá vão receber mais de 4 mil doses da CoronaVac

Publicado

em

As cinco cidades localizadas do Vale do Juruá deverão receber nesta terça-feira, 19, um total de 4.506 doses da CoronaVac, vacina usada no combate ao novo coronavírus. Destas, 1.304 doses serão para profissionais da saúde e idosos e 3.202 para os indígenas aldeados da regional.

Dos cinco municípios, só Cruzeiro do Sul, que recebe 933 doses, tem idosos em asilos. Para Rodrigues Alves, são 130 doses; Mâncio Lima recebe 118; Marechal Thaumaturgo 68 doses e 55 vão para Porto Walter, somando 1.304 doses do imunizante.

Para as aldeias indígenas, a distribuição será feita da seguinte forma: 327 doses para indígenas de Cruzeiro do Sul , 1.146 para os de Mâncio Lima, 1.349 para Marechal Thaumaturgo, 266 para Porto Walter e 114 para Rodrigues Alves, num total de 3.202 doses.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Renata Quiles, todo o transporte será feito por meio de aviões e helicópteros. 50 homens do Grupamento Especial de Fronteira (GEFRON) farão a escolta do produto e vão acompanhar a vacinação.

Em Cruzeiro do Sul, os locais de vacinação serão o Teatro dos Náuas e o campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Em Mâncio Lima, a secretária de Saúde, Joice Gonçalves, disse que é feita agora uma triagem, já que muitos profissionais atuam em dois locais. “Como tem profissionais que atuam no município e no Estado, estamos fazendo essa triagem”, cita.

Com relação às três aldeias indígenas do município: Puyanawa, Nawa e Nukini, a secretária explica que o município é responsável pelo armazenamento das doses, já a aplicação das vacinas é de responsabilidade do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Continuar lendo

Acre 01

Justiça decreta indisponibilidade de bens do ex-prefeito André Maia e servidores do Quinari

Publicado

em

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre decretou a indisponibilidade de bens de cinco servidores municipais de Senador Guiomard, pois todos tinham conhecimento de suposto ato de improbidade relacionado ao pagamento de salário a um funcionário fantasma. São eles: Dário Carvalho da Costa, Flávia Serifa Moreira de Oliveira, Francisco de Oliveira Lopes, Terezinha Batista de Souza e o ex-prefeito André Luis Tavares da Cruz Maia.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa última segunda-feira, dia 18. De acordo com os autos, um servidor da Companhia de Saneamento do Estado do Acre (Sanacre) foi colocado à disposição do gabinete da prefeitura, percebendo sua remuneração sem a devida contraprestação do serviços, nem cumprimento de carga horária.

Deste modo, a desembargadora Eva Evangelista, relatora do processo, assinalou que a medida cautelar de indisponibilidade de bens prescinde da certeza ou análise aprofundada das teses defensivas, realçando a natureza presumida do perigo da demora.

Portanto, uma vez que os réus respondem solidariamente pelo dano ao erário, a indisponibilidade de bens foi limitada a R$ 100 mil, para a garantia do ressarcimento ao erário, em valores atualizados, mais multa civil, caso seja comprovada a ilicitude.

Continuar lendo

Acre 01

Presidente da Aleac manifesta emoção com a chegada de vacinas em solo acreano

Publicado

em

Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), comemorou nesta terça-feira (19) a chegada dos primeiros lotes da vacina Coronavac aprovada pela Anvisa, em solo acreano.

O avião C-130 Hércules da Força Brasileira pousou no aeroporto de Rio Branco às 6h com as 41.776 doses da vacina. O Acre recebeu doses proporcionais à população. Segundo informações da Sesacre, serão vacinados já nesta semana aqueles que compõem a Fase I do Plano Nacional de Imunização.

O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar dos Vicentinos, foi o primeiro acreano a receber a vacina contra a Covid-19 em Rio Branco, durante cerimônia simbólica realizada nesta terça-feira (19).

Também receberam a primeira dose da vacina Maria José Monteiro, de 66 anos de idade e com 37 anos de serviço no Pronto-Socorro, e Elza Severino da Silva, indígena, de 49 anos.

Além deles, foram vacinados a técnica em enfermagem Raimunda Gomes do Nascimento, de 68 anos.

O presidente da Aleac disse que a chegada da vacina é um momento histórico para o Acre. O deputado destacou o empenho dos 24 deputados estaduais nas ações de combate à pandemia no Acre. Ele mencionou a Lei nº 3.642, de 21 de julho de 2020, aprovada na Aleac, na qual ficou ajustado o valor deficitário de R$ 254.882,094,37 (duzentos e cinquenta e quatro milhões, oitocentos e oitenta e dois mil, noventa e quatro reais e trinta e sete centavos) para a compra de vacinas destinadas à imunização da população ao novo Corona vírus – Covid 19, caso o governo federal se recuse de comprá-las.

“Não poderia deixar de destacar o empenho dos colegas parlamentares, que com muito esforço se comprometeram em amenizar os impactos da pandemia. Aprovamos leis importantes como essa da aquisição das doses de vacina. O Poder Legislativo sempre esteve unido em prol das ações de combate à Covid-19. E com a chegada da vacina, nós vivemos um novo momento, meu coração se enche de alegria e esperança”, disse o parlamentar.

O progressista também enalteceu a atuação do Ministério Público, em nome da procuradora kátia Rejane. “O MP desde início da pandemia, esteve à frente em todos os municípios. Foi uma importante contribuição”, complementou.

Nicolau Júnior comemorou ainda o início da vacinação no Estado. “Essa vitória é nossa, é de toda a população acreana”, enfatizou o progressista.

Com a Coronavac, o plano é adquirir 700 mil doses da vacina e imunizar 350 mil pessoas. Já com a vacina da Oxford, a aquisição será de 500 mil doses e o plano é imunizar 230 mil pessoas.

A meta do governo federal é imunizar 20% da população até a primeira quinzena de fevereiro.

Continuar lendo

Notícias

Prouni 2021.1: lista de selecionados é divulgada hoje (19)

Publicado

em

Programa conta com duas chamadas regulares e lista de espera; confira cronograma

Os nomes dos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão divulgados nessa terça-feira (19) no portal do Prouni. O próximo passo para os selecionados é comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro de 2021.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares a partir de notas mais recentes dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, entretanto, com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a seleção do Prouni 2021.1 adotou as notas do Enem 2019.

O Prouni possui duas chamadas regulares. A primeira ocorre logo após o encerramento das inscrições e os candidatos selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e levar as documentações necessárias para realizar a matrícula. 

A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes geradas pelos candidatos que não realizaram a matrícula no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que desistiram da vaga. O número de vagas ofertadas na segunda chamada é menor, justamente porque são as que não foram preenchidas no processo da primeira chamada. Os selecionados na segunda chamada também têm um prazo para comparecer à faculdade e realizar a matrícula para iniciar no curso.

Além das chamadas regulares, existe a lista de espera, que visa preencher vagas não ocupadas nas chamadas regulares. 

Critérios

Apenas estudantes dentro dos critérios estabelecidos pelo Prouni podem concorrer a uma vaga pelo programa. Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

– ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

– ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

– ter alguma deficiência;

– ser professor da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Renda

Pelo Prouni o estudante consegue bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades: bolsa integral, para renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e bolsa parcial, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Cronograma do Prouni

Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021.

Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro de 2021.

Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021.

Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021.

Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas