Conecte-se agora

Prefeitura de Rio Branco deixou de solicitar 11 médicos do Programa Mais Médicos

Publicado

em

O economista e ex-deputado estadual, Luiz Calixto, usou o seu Facebook para questionar a prefeita Socorro Neri (PSB) por não ter solicitado todo as vagas do Programa Mais Médicos do governo Federal disponíveis para a capital.

A Prefeitura de Rio Branco poderia ter 31 médicos, mas solicitou apenas 20 do Programa Mais Médicos. O ex-deputado questionou por qual a motivo à Prefeitura não solicitou todas as vagas.

“São Paulo, capital do Estado mais rico do País, recebeu a oferta de 139 médicos com CRM do Programa Mais Médicos e aceitou todas as vagas. Rio Branco, capital de um dos Estados mais pobres do país, recebeu a oferta de 31 médicos e aceitou apenas 20. Lembrando que o médicos são pagos pelo Governo Federal, cabendo aos municípios apenas o pagamento de uma ajuda de custo, se o médico alocado não residir no município. Diante disso, pergunto-lhe? Por que, prefeita?”, questionou.

O Secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, em contato com o ac24horas, esclareceu o questionamento. O gestor relatou que Rio Branco não solicitou todas as vagas porque quando houve esse edital dos Mais Médicos a prefeitura já tinha realizado contratação de profissionais com recursos próprios.

“Rio Branco tava fora do edital do Mais Médicos, e a gente vinha reivindicando que as capitais e regiões metropolitanas entrasse. Pra definir o critério de quantos médicos vem pra cada município, eles avaliam o que a gente chama de Cadastro de Estabelecimento de Saúde, se naquele estabelecimento de saúde tiver um médico cadastrado, ele não envia médico. O programa é pra suprir as unidades de saúde, onde não tinha médico. Como nós estávamos fora do edital e eles só liberaram por conta da pandemia. Houve um esforço da prefeitura em contratar médicos, então nós tínhamos direito há 31 ou a capacidade de 31 pela relação do Ministério, mas quando foi na hora de cadastrar nós já tínhamos ocupado essas vagas com outros profissionais. Portanto, nós ficamos sem ocupar essas vagas. Então como era 31 e ocupamos 20, ficou 11 vagas em aberto, só que o que que aconteceu, nós cadastramos 20 e estamos no aguardo desses 20. Então, esses onze médicos que deixaram de ser cadastrados é porque nós já tínhamos contratado pela prefeitura e, por isso, não ficou no edital do Programa Mais Médicos. A Prefeita teve uma reunião com o MS e o Presidente, e eles pediram pra gente repassar as demandas. Como as demandas de atendimento aumentaram, e nós precisamos de mais médicos, não mais pela unidade e sim para gente abrir novos pontos de consulta médica, nós estamos fazendo um documento pedindo a contratação de mais médicos”, explicou.

Destaque 3

Austrália vence Dinamarca por 1 a 0 e se classifica às oitavas de final da Copa do Mundo

Publicado

em

Por

A Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0 e se classificou às oitavas de final da Copa do Mundo na segunda colocação do Grupo D, com seis pontos, atrás somente da França. A seleção australiano enfrentará Argentina, Polônia ou Arábia Saudita no mata-mata (o adversário será definido com os jogos das 16h).

A Dinamarca, por sua vez, se despede da Copa do Mundo de forma decepcionante. Cotada como uma das possíveis surpresas, a seleção dinamarquesa terminou na lanterna do Grupo D, com apenas um ponto. O único gol marcado foi na derrota por 2 a 1 para a França, já que tinha ficado no 0 a 0 com a Tunísia na estreia.

Nesta quarta-feira (30), a Dinamarca tinha de ganhar para sonhar com as oitavas de final. A Austrália, por sua vez, precisava da vitória para não depender do tropeço da Tunísia diante da França, algo que não aconteceu também de forma surpreendente.

A Dinamarca começou melhor o jogo e até teve algumas chances para abrir o placar, mas a equipe demonstrou muita ineficiência no sistema ofensivo. A Austrália parecia contente com um empate e pouco se arriscava.

No segundo tempo, a Austrália saiu em contra-ataque mortal e fez o gol da classificação aos 15 minutos. Leckie recebeu lançamento, driblou o zagueiro adversário e finalizou rasteiro, cruzado, para o fundo da rede.

O fim do jogo foi elétrico. A Dinamarca pressionou muito em busca do empate, de todas as formas, mas não conseguiu chegar ao gol. Agora, a Austrália aguarda para saber quem enfrentará nas oitavas de final. O duelo será realizado no sábado (3), às 16h.

VEJA O GOL:

video
play-rounded-fill

 

Continuar lendo

Destaque 3

Duelo entre Messi e Lewandowski é o destaque da Copa do Mundo nesta quarta

Publicado

em

A próxima quarta-feira (30) reserva um encontro de estrelas para os amantes de futebol que acompanham a Copa do Catar. A partir das 16h (horário de Brasília), o Estádio 974 será palco do confronto da Argentina de Lionel Messi e da Polônia de Robert Lewandowski, partida válida pela terceira rodada da fase de grupos do Grupo C e que decidirá o destino destas equipes na competição.

Os hermanos dependem apenas de suas próprias forças para avançarem, basta que vençam para se garantirem nas oitavas. Após o triunfo sobre o México no último sábado (26), a Argentina chega motivada para a partida desta terça.

Já a equipe de Robert Lewandowski vem de triunfo sobre a Arábia Saudita, o que lhe garantiu a liderança da chave. Com quatro pontos conquistados, os poloneses precisam de apenas um empate para avançarem.

No mesmo horário e grupo, Arábia e México medem forças no Estádio de Lusail. A seleção mexicana não depende só de si para avançar, pois, ocupando a lanterna do Grupo C com apenas um ponto, terá que superar os sauditas e torcer por uma vitória da Polônia no outro jogo. Se a Argentina vencer ou der empate, o México terá que tirar a diferença no saldo de gols. Já a Arábia tem uma situação mais simples para avançar às oitavas, precisa apenas de uma vitória simples.

Mais cedo, a partir das 12h, começará a ser definida a classificação final do Grupo D, com a atual campeã França pegando a Tunísia no Estádio Cidade da Educação e Austrália e Dinamarca medindo forças no Estádio Al Janoub.

Os franceses chegam ao seu compromisso com 100% de aproveitamento até aqui e já classificados. Já os tunisianos, com apenas um ponto, têm uma pequena possibilidade de avançar, e para isto precisam bater a França e torcer para que a Austrália não supere a Dinamarca.

Os australianos, por sua vez, tem situação muito cômoda, pois dependem apenas de si. Basta que vençam. Os dinamarqueses, por sua vez, precisam vencer, mas com um saldo de gols melhor do que o dos tunisianos.

* Colaboração de Pedro Dabés (estagiário) sob supervisão de Verônica Dalcanal.

Continuar lendo

Destaque 3

Estados Unidos vencem Irã e pegam a Holanda nas oitavas da Copa do Mundo no Catar

Publicado

em

Por

Os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0 nesta terça-feira (29), no estádio Al Thumama, com gol de Pulisic, e garantiram a segunda vaga do Grupo B às oitavas de final da Copa do Mundo, depois que a Inglaterra confirmou o primeiro lugar da chave. O Irã acabou em terceiro e País de Gales, em quarto.

Agora, os americanos enfrentam a Holanda, primeira colocada do Grupo A, no próximo sábado (3), às 12h (Brasília), no estádio Internacional Khalifa. Caso confirme o primeiro lugar do Grupo G na sexta-feira, o Brasil ficará do mesmo lado da chave dos holandeses e americanos, podendo enfrentá-los somente em uma eventual semifinal.

Ainda nesta terça, Senegal venceu Equador e ficou com a segunda vaga do Grupo A. Os senegaleses enfrentam a Inglaterra, também na fase de oitavas de final, no domingo (4), no estádio Al Bayt. Todas essas equipes se juntaram a França, Brasil e Portugal, que conseguiram a vaga já na segunda rodada da fase de grupos.

O jogo

A primeira boa chance do jogo foi aos 10 minutos, quando Pulisic aproveitou bom cruzamento de Musah, antecipou ao zagueiro iraniano, mas cabeceou nas mãos do goleiro Beiranvand. Já aos 19, a seleção do Irã respondeu em uma descida de Taremi, que avançou na área e passou para Ream, que não conseguiu dominar.

Confortável com o empate, que serviria para a classificação, o Irã esperou os Estados Unidos proporem as ações, e os americanos encontraram o gol. Aos 37 minutos, McKennie lançou Dest na ponta direita da área, o lateral cabeceou para o meio e o craque Pulisic empurrou para as redes. Na sequência, Weah chegou a ampliar, mas o bandeira assinalou impedimento. O Placar do intervalo foi 1 a 0.

Precisando do empate, o Irã voltou do vestiário com ímpeto maior em relação à primeira etapa. Aos 19, Ghoddos quase fez um golaço, em chute colocado que passou raspando a trave de Turner. Quando a partida foi se encaminhando ao final, principalmente nos nove minutos de acréscimo, os iranianos ensaiaram um sufoco, e quase conseguiram marcar com Taremi, mas os americanos tiraram a bola praticamente em cima da linha. Os Estados Unidos estão nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Continuar lendo

Destaque 3

Seleção inglesa despacha País de Gales da Copa e enfrentará Senegal nas oitavas de final

Publicado

em

Por

A Inglaterra deslanchou no segundo tempo, venceu o País de Gales por 3 a 0 e confirmou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo na primeira colocação do Grupo B, com sete pontos. País de Gales está eliminado, na lanterna da chave, com apenas um ponto.

Nas oitavas de final, a Inglaterra terá pela frente o Senegal, que ficou com a segunda colocação do Grupo A por causa da vitória sobre o Equador também nesta terça-feira (29). O jogo decisivo será realizado no domingo (4), às 16h (de Brasília).

A classificação inglesa estava bastante encaminhada. Só se fosse goleada ficaria fora do mata-mata da Copa do Mundo. Talvez por isso, a seleção teve postura apática em todo o primeiro tempo, com raras chances de gol.

Do outro lado, País de Gales mostrou por que se despede da Copa do Mundo com apenas um gol marcado, no empate com os Estados Unidos na estreia. A seleção de Gareth Bale foi praticamente inofensiva no campo de ataque.

Após um primeiro tempo bem fraco, a Inglaterra acordou na etapa complementar. Rashford abriu o placar aos quatro minutos, em linda cobrança de falta. Aos seis minutos, Foden ampliou ao completar cruzamento na medida de Kane, que ainda está zerado nesta Copa. Rashford fechou o placar aos 22, quando fez boa jogada individual, finalizou rasteiro e viu a bola passar entre as pernas do goleiro Ward.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.