Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comércio varejista do Acre tem aumento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas 27 Unidades Federativas, mostrou que as vendas no Comércio Varejista do Acre teve um crescimento de 0,4% em agosto desse ano. O aumento é um dos mais positivos do país, visto que no mesmo mês, a média de crescimento nacional foi ruim.


Segundo a IBGE, o país marcou queda de 0,9%, em relação a julho, fator que acabou por elevar a retração acumulada nos primeiros oito meses do ano (janeiro-agosto) para 3%. Em relação à 2014,os dados do Instituto apontam retração de 6,9%. O resultado é o pior para o mês de agosto dos últimos 15 anos.

Anúncios


A queda de julho para agosto no volume de vendas do varejo foi o sétimo resultado negativo seguido, acumulando no período perda de 6,4%. Ainda em relação a agosto, o recuo de 6,9% é a quinta taxa negativa consecutiva.


As estatísticas apresentadas apontam que de todas as UFs, 23 delas apresentaram variações negativas no volume de vendas, em relação ao mês imediatamente anterior. Os destaques, em relação à queda, foram a Paraíba (-4,9%), o Tocantins (-4,4%) e Alagoas (-3,3%). O Amazonas ficou estável nesse tipo de comparação, enquanto o Ceará (0,2%), Mato Grosso do Sul e o Acre, ambos com 0,4%, registraram taxas positivas, o que findou por surpreender o contexto nacional.


“Essa atividade teve seu desempenho influenciado pelo menor ritmo de crescimento da renda e pelo comportamento dos preços dos alimentos, que cresceram acima do índice geral no período de 12 meses: 10,9% no grupo alimentação no domicílio, contra 9,5% da inflação global, segundo o IPCA”.


O segmento de móveis e eletrodomésticos foi responsável pelo segundo maior impacto negativo sobre o índice geral, com recuo de 18,6% no volume de vendas em relação a agosto do ano passado, a nona taxa negativa nessa comparação.
Os dados do IBGE já levam em conta os efeitos sazonais – quando são descontados do resultado os números de dias úteis decorrentes de feriados e fins de semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido