Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão acende uma vela para o santo e outra para Dilma Rousseff

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Situação tranquila
O governador Tião Viana está numa posição mais tranquila nesta questão do Lava-Jato. Nunca conversou com o delator Paulo Roberto. A acusação morre no nascedouro: diz que Tião Viana recebeu 300 mil reais quando era candidato ao Senado em 2010. Em 2010 foi candidato ao governo. A aludida doação veio em bônus da direção do PT via BB, e foi registrada no TRE-AC.


Tudo documentado
E com toda operação documentada não há nem como pensar em repasse ilegal.

Anúncios


Este é o problema
Quem recebeu uma doação e registrou na justiça eleitoral a tendência é o arquivamento do caso no STF. Mas, quem recebeu doações mensais não terá como escapar de condenação.


Passa a ser propina
Quando há a perenidade dos repasses mensais, passa a ser propina e não doação. Óbvio.


Tem que ter bom senso
O deputado Eber Machado (PSDC) tem razão no seu protesto. Foge ao bom senso se aplicar multas a quem estava com o carro trabalhando na enchente para ajudar aos desabrigados.


Nome em discussão
Marcos do “Mercantil Modêlo” e a professora Mariza são alguns dos nomes que vez por outra são citados na cúpula petista como possíveis candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul.


Novos horizontes
O PT quer buscar novos horizontes em Cruzeiro do Sul e por dois aspectos: tentar tomar o segundo colégio eleitoral das mãos da oposição e para isso tem de buscar novos quadros.


Lideranças batidas
As lideranças do PCdoB e do PT, em Cruzeiro do Sul, são figuras carimbadas, não tem ninguém com densidade eleitoral ou que seja novidade para disputar a prefeitura do município.


Outros nomes para prefeito
Em Xapuri, fala-se na Dirlei, gerente da fábrica de camisinhas. Em Epitaciolândia o nome em alta é o do empresário rural Mario Maffi, e em Brasiléia a candidata é a Fernanda Hassem.


Onde andam as carretas?
Alguém sabe o paradeiro das carretas lotadas de donativos para distribuição às famílias atingidas pela alagação e prometidas pelo ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB)?.


Todo mundo esperando
Como anunciou a vinda das carretas agora o  Bittar terá de cumprir para não ficar mal na fita.


Vingança vetada
O futuro presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, me disse que não vai permitir que alguém use o partido para se vingar de adversário. Refere-se ao vereador Romário Tavares (PSDB).


Farinha apartada
É que Romário, que, quer ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, rompeu na campanha com o prefeito Vagner Sales (PMDB) porque este não o apoiou a deputado estadual.


Eleitor principal
E na oposição, em Cruzeiro do Sul, o eleitor principal é o prefeito Vagner Sales e nenhum candidato oposicionista terá chance se não tiver o seu apoio.


Sabia do rombo
O prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB), sabia que receberia a prefeitura sucateada pela ex-prefeita Eliane Gadelha (PT). Não tem do que reclamar. O problema é que sua gestão é pífia.

Anúncios


Reeleição difícil
Com todo este desgaste a reeleição do prefeito Betinho será difícil, até porque o candidato a prefeito do PT será o ex-prefeito Manoelzinho (PT), que é muito bem articulado no município.


Dos males, o menor
Caso os vereadores consigam realizar as sessões na parte noturna na Assembléia Legislativa já vão sabendo que não terão público. É um mal menor, não podem é ficar sem trabalhar.


Sem sessões
Desde a alagação, que atingiu a sede da Câmara Municipal de Rio Branco, que não está tendo sessão na Casa.


Cadê os alardeados recursos?
E que mal pergunte, cadê os propalados milhões que os últimos presidentes que passaram pela Câmara Municipal de Rio Branco diziam ter conseguido para construir uma nova sede?.


Dar um esclarecimento
O novo presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSDC), bem que poderia dizer em que pé ficaram estes recursos, o valor e se é que ainda existem.


Não conheço
Não conheço um governador de Nabor Junior (PMDB) até aqui que não tenha tido verba da mídia, tão criticada pela deputada Eliane Sinhazique (PMDB). Em tempo: a Aleac também tem.


Falou uma defesa
As defesas até aqui feitas pelos parlamentares do PP foram pífias. Esperava-se ver a direção regional do PP fazer uma defesa mais contundente do senador Gladson, que é seu presidente.


Defesa em bloco
Faltou uma defesa em bloco e não defesas pontuais, como essas feitas até o momento.


Expectativa grande
O senador Sérgio Petecão (PSD), que é Dilma em Brasília e anti-Dilma no Acre, virá amanhã no avião presidencial? Tem que vir. Não vale é ficar fazendo jogo duplo em Brasília e no Acre


Pergunta que estão fazendo
É a pergunta que está sendo feita, porque em Brasília é Dilma e no Acre anti-Dilma.


FPA limitada
Já dá para sentir que esta legislatura na Aleac, em termos de debate, é bem mais fraca que a passada. A bancada da FPA está muito restrita aos deputados Daniel Zen (POT) e Louro (PT).


Maioria esmagadora
E lembre-se que a bancada governista tem uma maioria esmagadora na Aleac, só que optou pelo silêncio e pela contemplação dos debates, não tendo uma atuação coletiva


Também mais fraca
A bancada da oposição também fica muito atrás de um Luiz Calixto (PSD) e de um Werles Rocha (PSDB), quando eram deputados estaduais, porque não se resumiam ao rame-rame.


Cidade acabada
Fazia um bom tempo que não andava por Plácido de Castro. Ruas esburacadas é o cartão de visita, parece uma cidade fantasma, sem prefeito. O Roney Firmino (PSB), pelo visto, fracassou.


Não confiável
Uma importante figura da oposição comentou ontem comigo que, um dos nomes da oposição para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul é o Iderley Cordeiro (PR), só que não é confiável.


Mala e cuia
Na avaliação desta fonte, caso Iderley Cordeiro venha se eleger prefeito, no dia após a apuração estará de mala em cuia numa aliança com o governador Tião Viana.


Está desolado
O prefeito de Epitaciolândia, André Assem (PSDB), contam, está desolado porque não conseguiu decretar “estado de emergência” e seu município não receberá recursos federais.


Nem tinha como
E nem tinha como, a alagação em Epitaciolândia, por ser uma cidade no alto, foi pouco atingida.


Fusão em discussão
Está em discussão em Brasília a fusão do DEM com o PTB. A pergunta que cabe é quem será o presidente do diretório regional, no Acre, se Tião Bocalon (DEM) ou Zila Bezerra (PTB).


A gravidade dos partidos
A gravidade dos partidos de oposição é que não renova seus quadros, seus líderes, como diz a canção, são os mesmos de antigamente. Caras cansadas e manjadas. É aí que se difere o PT, busca novos horizontes, com lideranças promissoras como os deputados Ney Amorim  e Daniel Zen.


Um desastre atrás do outro
Se você colocar todos os prefeitos do interior num balaio e sacudir vai sobrar no máximo três prefeitos, o restante é só de tranqueira. E eu que pensei que a safra passada de prefeitos, que foi medíocre, não conseguiria ser superada. O que complicou mais estes prefeitos foi que se juntou a fome à vontade de comer: o País atravessa grave crise econômica e a má gestão dos municípios. Numa combinação dessas seria difícil dar certo. A tendência é a reeleição de poucos. E não há nenhuma expectativa que este quadro venha ser superado até 2016.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido