Menu

Pesquisar
Close this search box.

Defesa Civil prevê grande cheia do Rio Acre em 2015

DSC_0623


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O rio Acre amanheceu nesta segunda-feira, com 8,22 metros, em Rio Branco, ainda bem abaixo da cota de alerta que é de 13,50 metros na capital. Porém, a previsão da Defesa Civil Estadual não é nada animadora para o mês de janeiro de 2015. Com base em dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o volume de chuvas do primeiro mês do ano novo será recorde, o que deve ocasionar elevação considerável dos rios no Acre.


Com base em informações meteorológicas, a Defesa Civil Estadual já se prepara para uma cheia no mês de janeiro, quando o rio Acre deve ultrapassar sua cota de alerta, e outra de grandes proporções em março de 2015.

Anúncios


unnamed“Todos os anos que houve grandes alagações aconteceram duas alagações no mesmo ano, a primeira em janeiro e fevereiro e a segunda em março, que é maior. As alagações que aconteceram em março de 97, 2012 e 2014 foram alagações potentes que ficaram registradas na história da nossa cidade. E se isso acontecer em janeiro, de o rio ultrapassar a cota de alerta de transbordamento, a gente pode se preparar porque possivelmente irá acontecer mais de uma vez durante o ano”, explica o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Gondim.


Segundo Gondim, o volume de chuvas do mês de dezembro foi bem abaixo da média prevista. Ele também ressalta que as defesas civil do Município e do Estado trabalham um plano de contigencia prevendo  novas enchentes.


“A cota de hoje de 8,22 metros é uma cota alta para o mês de dezembro. Mas a chuva que caiu em dezembro foi abaixo da média. Mas o que nos dá um alento é que grande parte das famílias que moravam nas regiões da cota de 14,90 metros foram removidas para a Cidade do Povo”, diz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido