Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pacientes renais que fazem hemodiálise reclamam contra falta de remédios no Hospital das Clínicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Através da sua página no Facebook o professor acreano, Armando Dantas, tem protestado contra a falta de alguns medicamentos auxiliares para tratamento de pacientes renais na Fundação Hospitalar, em Rio Branco. Armando que precisa fazer semanalmente, assim como os outros pacientes, três hemodiálises por ter problemas renais afirmou que os serviços prestados pelos médicos e enfermeiras da Fundação são muito bons. Mas garantiu que a falta dos medicamentos compromete o tratamento.


“Esses remédios são muito caros e conseguidos pelos pacientes por via judicial. Mesmo assim faz 16 dias que a Fundação está sem os medicamentos que são essenciais para quem faz hemodiálise. Isso prejudica as 260 pessoas em tratamento na Fundação. Os principais remédios que estão faltando são Alfa Poetina (controle da anemia), o Mimpara e Paracalcitrol só é fornecido via ordem judicial,” afirmou.

Anúncios


NEFROLOGIA_02


Na sua página Armando Dantas desabafou: “Serviço de Hemodiálise à beira do COLAPSO TOTAL. Já são 16 dias sem medicação….Estou chamando atenção dessa situação há dez dias. Quando começar morrer gente por aqui todo mundo já sabe quem são os responsáveis.” Armando tem publicado quase que diariamente posts sobre a situação.


O outro lado


Por telefone a secretária de saúde Sueli Melo explicou que os remédios que precisam de ação judicial para serem conseguidos é porque não são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, por serem ainda medicamentos ainda alternativos em fase de experimentação. Quanto a falta dos outros medicamentos a secretária explicou: “Compramos paralelamente alguns itens para suprir a prescrição dos médicos de Rio Branco porque o Ministério da Saúde não autoriza certos remédios que estão fora do protocolo nacional. Talvez os pacientes que estão nessa situação não tenham passado por uma burocracia necessária. Mas estou resolvendo com a minha equipe técnica e em breve darei uma solução porque falta do medicamento não é,” garantiu Sueli Melo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido