Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT), visitou a usina da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Rio Branco, sede do Projeto CATAR. No encontro, ele anunciou apoio para aquisição de equipamento de proteção individual, carrinhos de coleta, uniforme e caminhão para coleta de material PET.
A ideia é implantar a fábrica de vassouras desenvolvida pelos próprios catadores. Marcus Viana encomendou estudo para que as compras desse produto pelos órgãos municipais sejam feitas do CATAR.
O prefeito quer ampliar a coleta seletiva, já que, somente em papel o CATAR comercializou, na semana passada, cerca de 15 mil toneladas de papel coletado nas ruas de Rio Branco. A vassoura do CATAR será exposta na Expoacre para que os visitantes possam conhecer esse produto.
Criado em 2005, em seu primeiro ano de fundação o Projeto possibilitou uma redução de 857 toneladas de produtos recicláveis que seriam remetidos diretamente para o lixão da cidade. Hoje, esse número passa de 1 milhão de toneladas ao ano.
Com informações da PMRB www.riobranco.ac.gov.br