No início da noite de ontem, 14, a Secretaria de Saúde do Acre divulgou nota esclarecendo os motivos que levaram o Hospital do Câncer do Acre a suspender o atendimento em radioterapia para pacientes que procuram a unidade de saúde.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Saúde, esclarece que a paralisação do aparelho de radioterapia do Hospital do Câncer, ocorrida de forma parcial no final de fevereiro, se deu em virtude de problemas técnicos. Após avaliação especializada, percebeu-se a necessidade de interromper de forma total o funcionamento do mesmo, evitando assim riscos para os pacientes.
Diante disso, a Secretaria de Saúde acionou o fabricante do equipamento, único autorizado e capacitado para realizar a manutenção do mesmo. Entretanto, a base de instalação da equipe técnica está situada na Argentina.
Até o momento, o prazo legal para que o fabricante providencie o concerto do equipamento ainda não foi exaurido. Importante destacar que, a falta de atividade terapêutica do aparelho de cobalto instalado no Hospital do Câncer de Rio Branco impôs, de forma responsável e imediata, o encaminhamento de todos os pacientes para Tratamento Fora do Domicilio (TFD) pelo Governo do Estado, garantindo a continuidade da radioterapia dos mesmos nos hospitais de Barreto (SP) e Porto-Velho (RO).
É importante destacar também que o referido aparelho encontra-se em operação desde 2007, atendendo, diariamente, pacientes do Acre e de outros estados e países próximos.
Por fim, destacamos que é a primeira vez que este equipamento tem suas atividades paralisadas, estando em situação superior a equipamentos semelhantes instalados em outras unidades públicas de tratamento de câncer no país.
Assessoria de imprensa – Sesacre