Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco sedia Simpósio Internacional de Arqueologia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O II Simpósio Internacional de Arqueologia da Amazônia vai contar a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, além de gestores públicos e empresários envolvidos com o tema. O evento será aberto na noite desta terça-feira (26), no Palácio da Justiça, e integra a programação alusiva aos 35 anos da descoberta dos primeiro geoglifos na Amazônia.


Está prevista uma série de palestras com pesquisadores de renome como Ondemar Ferreira Dias Jr., Franklin Levy e Alceu Ranzi. Eles foram os primeiros cientistas responsáveis pela descoberta dos geoglifos no Acre e pela sua difusão no meio científico. A Assembleia Legislativa do Acre vai conceder uma Moção de Aplauso ao pesquisador Alceu Ranzi e ao Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia.


A programação conta com debates, palestras e mesas redondas, além eventos culturais, como a exposição fotográfica “Geoglifos do Acre – 35 anos de descobertas” e o lançamento do documentário “Na trilha dos geoglifos”, de Marisa Dwir. A exposição reúne fotos de Edison Caetano e Diego Gurgel.

Anúncios


O evento internacional é uma realização do Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia com patrocínio do Banco da Amazônia, Iphan e governo do Acre.


Em 1977, houve a primeira descoberta de um geoglifo em solo acreano, onde a partir de então se tomou conhecimento de que também existiam na região amazônica brasileira estruturas semelhantes às famosas Linhas de Nasca, no Peru.


Os geoglifos encontrados no Acre são sítios arqueológicos em estrutura de terra construídos há cerca de dois mil anos e trazem novas indagações sobre as civilizações que habitaram a região no passado.


Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido