
Fotos: David Medeiros/ac24horas
A Paróquia São Sebastião, localizada na Rua Santa Inês, no bairro Aviário, em Rio Branco, celebrou na tarde desta terça-feira, 20, o Dia de São Sebastião, padroeiro da comunidade, com uma procissão que mobilizou centenas de fiéis pelas ruas do bairro.
Mesmo sob chuva, os devotos participaram da caminhada religiosa munidos de guarda-chuvas, com apoio do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança do percurso. A programação em homenagem a São Sebastião teve início no último dia 11, com quermesse e novenas, e foi encerrada nesta terça-feira com a procissão e celebrações litúrgicas.

Foto: David Medeiros/ac24horas
O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertíñez Fernández, conversou com a reportagem e destacou a forte devoção dos fiéis, mesmo diante das condições climáticas adversas. Segundo ele, São Sebastião é um dos santos mais populares e venerados no Acre, especialmente desde os primeiros tempos da chegada dos nordestinos à região.
“Mesmo com a chuva, como é possível ver, nosso povo está aqui. Pode ser que o tempo tenha afastado alguns dos muitos devotos de São Sebastião, sobretudo aqui no Acre. Não sei como está a situação em Xapuri, mas lá também ocorre a mesma festa. São Sebastião é um dos santos mais conhecidos e populares, com grande devoção no Acre desde os primeiros tempos, quando da chegada dos nordestinos ao estado, que se identificaram com a sua história, seu sofrimento, seu testemunho e sua coragem, inclusive por enfrentar o imperador romano. Tudo isso permanece vivo graças a uma devoção que continua aumentando e crescendo. Como se pode constatar, mesmo com chuva, o povo está presente. Vamos ver se a chuva dá uma trégua para que a procissão aconteça. Caso contrário, realizaremos apenas a Eucaristia. De todo modo, esta é uma festa muito importante para todos nós, católicos”, declarou o religioso.
Entre os participantes estava a jovem católica Tayla Maria, de 14 anos, integrante da Paróquia São Pelegrino. Ela contou que costuma participar das celebrações mesmo em dias de chuva. “A gente vem sempre, mesmo quando chove, para receber a bênção”, disse. Segundo ela, a presença na procissão não estava relacionada ao pagamento de promessa, mas à devoção.
Já no período da noite, a partir das 18h, a comunidade promove a tradicional festa social, com venda de comidas típicas, apresentações musicais e bingos. O encerramento está previsto para as 20h, com o tradicional show de prêmios, reunindo fiéis e moradores do bairro.
Assista ao vídeo:
Confira mais fotos:


















